• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Abacate é a fruta da estação! Veja benefícios

Redação13 de maio de 202312min0
ezgif-5-da2518f7ee
A produção do abacate saiu do fundo dos quintais para se tornar uma cultura de grande expressão. Saiba a razão e conheça os benefícios dessa fruta.

É tempo de abacate! Quem não adora? Na época da safra – que vai de fevereiro a agosto – ele fica ainda melhor, mais saboroso, com aroma mais acentuado e mais barato devido à maior oferta.  O abacate é uma fruta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul e já era cultivado antes mesmo da colonização espanhola, sendo chamada pelos astecas de ahuacatl, palavra que significa testículo, uma analogia ao formato do fruto.

Saiba mais sobre a produção e os benefícios desta fruta.

Onde se planta abacate?

Minas é o segundo maior produtor de abacate, fica atrás apenas de São Paulo. Deny Sanábio, coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, explica que MG tem, hoje, aproximadamente 4.100 hectares de pés de abacate plantados, que produzem cerca de oito mil toneladas da fruta por ano. Em todo o Brasil, são produzidas 220 mil toneladas/ano.

As maiores produções estão nos municípios de Rio Paranaíba, Campos Altos, São Gotardo, Sacramento e Santa Juliana.

Em Minas Gerais uma característica é que a maior parte da produção de abacate está nas mãos de alguns poucos, mas grandes produtores. Eles controlam muito bem a entrada e a saída de abacate no mercado e, com isso, conseguem manter um preço bom durante o ano inteiro.

Produtividade

A produção mundial de abacates é de 3,81 milhões de toneladas, plantados em uma área de 301 mil hectares. No Brasil, há 10 mil hectares plantados, com uma produção de 213 mil toneladas, mostrando ser o país com a maior média em produtividade – em torno de 21,3 toneladas por hectare/ano.

A cultura tem uma produtividade que varia de 15 a 25 toneladas por hectare, dependendo do manejo, da variedade e das condições edafoclimáticas, que são as características do meio ambiente, do clima, do relevo, da temperatura, da umidade do ar, do tipo de solo e da precipitação pluvial.

A maior produção do abacate acontece entre abril e setembro. Tanto no começo do ano como no final, quem consegue produzir, tem uma remuneração maior.

Floração

Você sabia que para cada cinco mil flores que o abacateiro solta, só uma ou duas viram frutos? O ‘pegamento’ é muito baixo! Isso acontece porque a planta precisa de uma polinização cruzada. Deny Sanábio explica que há diferentes variedades de abacateiro e elas têm flores que se abrem em horários diferentes – algumas pela manhã e outras durante à tarde. É como se elas brincassem de esconde-esconde. Pra driblar o “desencontro”, é preciso plantar duas variedades complementares no mesmo terreno, para que exista chance de fecundação e o surgimento dos abacatinhos. É por isso que as árvores têm floração muito forte.

A temperatura é outro fator que influencia muito no ‘pegamento’ dessas flores. Temperaturas altas demais na época da floração interferem diretamente, assim como as temperaturas baixas demais. A consequência é que o produtor de abacate fica muito vulnerável, muito refém do clima.

Demanda

A maior demanda vem do consumo interno. Para se ter uma ideia, o consumo per capita, em 2010 era de 300 gramas por habitante/ano. Em 2019,  já era de 900 gramas/por pessoa, segundo a ABPA (Associação Brasileira dos Produtores de Abacate). A Europa é o principal destino dos abacates produzidos no Brasil – 4,4 mil toneladas.

Variedades

Existem mais de 500 variedades de abacates. No Brasil, são produzidas as variedades Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass – conhecida como avocado.

O Hass tem alto teor de gordura e é excelente para preparar a receita de guacamole, tradicional na cozinha mexicana.

O Quintal tem casca verde e lisa e polpa cremosa perfeita para sucos, vitaminas e smoothies.

Já o Fortuna tem a polpa doce e teor médio de óleo.

Uso culinário

No Brasil, o uso tradicional dos abacates que crescem em muitos quintais é batido com leite e açúcar. Além disso, também é utilizado na fabricação de sorvetes, doces, mousses ou consumido ao natural, picadinho.

Tem se popularizado no país o uso do abacate em receitas salgadas, principalmente da variedade Hass, o avocado. Além do guacamole mexicano, ele está presente em saladas e outros pratos.

Gordura boa

Durante muito tempo o abacate foi chamado de “fruta gordurosa”. Agora, tem status de “fitness” e saiu do fundo dos quintais para se tornar uma cultura de grande expressão. Deny Sanábio, da Emater, explica que essa “reabilitação” foi motivada pelas descobertas científicas, que mostraram que “a gordura do abacate é insaturada, reconhecida por elevar colesterol bom (HDL) e prevenir doenças como hipertensão, enfarte e derrame. E ainda pode ser transformado num azeite de excelente sabor e qualidade”, conclui.

Azeite de abacate

O azeite de abacate é 100% natural. Em países como Chile, México e Peru é muito utilizado. É um óleo rico em ácidos graxos, em vitaminas A, D, E, K e minerais como cálcio, potássio, fósforo, magnésio, polifenóis e antioxidantes. É um azeite monoinsaturado e muito recomendado para prevenção de enfermidades do coração e para quem tem pressão alta.

 Plástico de abacate?

Além de todos os benefícios para a saúde humana, o abacate também é um ótimo componente na fabricação de shampoos, condicionadores e hidratantes.

E sabia que ele também pode se tornar um plástico? O pesquisador Scott Munguia, da empresa mexicana Biofase, descobriu que a semente do abacate pode ser transformada em polímeros, que são macromoléculas usadas na produção do plástico biodegradável. Em apenas 240 dias ele se decompõe, causando menos efeitos negativos no meio ambiente. Apesar de não ser recomendado usar mais de uma vez, é uma ótima alternativa para substituir o plástico.

Quer saber mais sobre o abacate?

Qual é o melhor tipo de irrigação? Qual espécie é mais adequada para cada tipo de solo? O site da Associação Abacates do Brasil (https://amoabacate.com.br/ ), organização que agrega os produtores brasileiros da fruta, tem todas essas informações além de dicas saudáveis e receitas com abacate.

Fonte: Itatiaia

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *