Marinha realiza demonstrações da maior operação militar de Minas Gerais
A Marinha do Brasil (MB) realiza, Demonstrações Operativas (DemOp) no Lago de Furnas. A Operação Furnas 2023 Fuzileiros Navais, é o maior treinamento militar já visto em Minas Gerais. Os exercícios serão executados com o emprego de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), aeronaves de asa fixa Skyhawk e helicópteros de diversos tipos, além de dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre vários outros equipamentos militares da Marinha do Brasil.
O propósito do exercício é possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) integradas aos meios aéreos e embarcações da Marinha do Brasil Ribeirinhas, de Paz e Interagências atuação da FFE na região contribui para uma maior presença da Marinha nas áreas em torno do Lago de Furnas.
Nesta segunda-feira (15/5), haverá atividades relacionadas às Operações Ribeirinhas e ao desdobramento de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Nav Reação Rápida. Nesse caso, serão desenvolvidos treinamentos de Desativação de Artefatos Explosivos, Helocasting (salto de militares na água a partir de envolvendo aeronaves da Marinha, como os AF demonstrações do Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR), na Usina de Furnas, Operações Interagências de Apoio à Defesa Civil, com simulação de cerco e negociação, que envolvem acidentes com múltiplas vítimas, incluindo descontaminação química e evacuação para hospital, sendo este em coordenação com o exercício da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Estão presentes nos dias da DemOp, Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; o Comandante Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira e o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice Almirante Renato Garcia Arruda, dentre outras autoridades. Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br .
A Marinha do Brasil está presente estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo. Ele banha 34 municípios e possui volume de água quatro vezes maior do que o da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Seu perímetro correspondente a quase me Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e águas interiores, como por exemplo, a região de Furnas. A presença da Força Naval é importante para ampliar a segura ambiental do principal ponto turístico do Sul de Minas, a Lagoa de Furnas. subordinada à Capitania Fluvial de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é a autoridade fluvial da cidade de São José da Barra. Ela sempre atua na salvaguarda da vida humana, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.
Ano passado, graças a essa parceria foi possível ativar uma Base Aérea Expedicionária (BAE), no antigo aeroporto de Furna uma pista de 1.700m de comprimento por 30m de largura, um hangar e uma torre, promoveu a ampliação da presença da Marinha na região, que passou a dispor de um destacamento de Fuzileiros Navais. Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em operação no Lago de Furnas Lancha de Operações Ribeirinhas Sinop Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br
A Marinha do Brasil está presente no Mar de Minas porque se trata de área estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo. Ele banha 34 municípios e possui volume de água quatro vezes maior do que o da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Seu perímetro correspondente a quase metade do litoral brasileiro. Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e águas interiores, como por exemplo, a região de Furnas.
A presença da Força Naval é importante para ampliar a segurança aquaviária da região e zelar pela preservação ambiental do principal ponto turístico do Sul de Minas, a Lagoa de Furnas. A Delegacia de Furnas, subordinada à Capitania Fluvial de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é a autoridade de São José da Barra. Ela sempre atua na salvaguarda da vida humana, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.
No passado, graças a essa parceria foi possível ativar uma Base Aérea Expedicionária Furnas, que estava desativado desde 2011. A BAE, que conta com uma pista de 1.700m de comprimento por 30m de largura, um hangar e uma torre, promoveu a ampliação da presença da Marinha na região, que passou a dispor de um destacamento de Fuzileiros Navais.
(Foto: Divulgação / Marinha do Brasil)
(Foto: Divulgação / Marinha do Brasil)
Fonte: Rádio Tupi