Instituto de Metrologia e Qualidade alerta sobre fraude de boletos falsos
O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) alerta usuários dos serviços do órgão sobre a existência de golpistas que têm emitido falsos boletos de pagamento em nome do Inmetro. Até então, o golpe é executado pelos criminosos por meio do envio da cobrança pelo e-mail: [email protected]
O instituto reforça ser importante frisar que todos os e-mails oficiais do Inmetro têm o domínio @inmetro.gov.br ou @inmetro.colaborador.gov.br. E, no caso do Ipem-MG, o @ipem.mg.gov.br.
Desta forma, vale ressaltar que qualquer e-mail de cobrança em nome desses dois órgãos (Inmetro e Ipem-MG), que seja enviado por intermédio de provedores gratuitos, como o Gmail, Outlook, Yahoo, Hotmail, entre outros, é falso e não foi efetivamente encaminhado pelas respectivas instituições.
Mesmo que o correio eletrônico pareça verdadeiro, por conter a marca do Inmetro ou do Ipem-MG, código de barras, informações da inspeção, data de validade, entre outros dados, a orientação é desconfiar e não clicar ou tocar em nenhum link do corpo do e-mail e do anexo.
Destaca-se que o Inmetro e o Ipem-MG não realizam nenhuma cobrança desta maneira, e neste formato. Sendo assim, quem receber algum tipo de boleto nesta configuração não deve efetuar espontaneamente o pagamento da taxa cobrada, antes de certificar a veracidade do documento.
Vale reforçar, também, que quando ocorrer alguma cobrança a usuários dos serviços do Ipem-MG, que não tenham recebido a visita do órgão, nem executado algum serviço, recentemente, é bom ficar atento. Trata-se de um forte indício da aplicação de golpe.
Inclusive, alertamos que os fiscais do Ipem-MG não recebem pagamento em dinheiro (espécie) em nenhuma hipótese. E, no ato de qualquer fiscalização e verificação, utilizam crachá funcional, uniforme e colete de identificação.
Orienta-se, ainda, que todos que tiverem dúvidas quanto à veracidade da cobrança de alguma taxa, que entrem em contato na menor brevidade com a Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do e-mail [email protected] ou telefone 08000 335 335.
Fonte: Agência MInas