• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Você coloca ou não açúcar no café? Especialista comenta polêmica mistura

Redação24 de maio de 20233min0
closeup-de-senhora-derramando-o-acucar-enquanto-prepara-a-xicara-de-cafe-quente-jpg
Embora seja uma questão de hábito, adoçantes e afins servem para mascarar amargos de grãos tradicionais

O café é uma bebida muito apreciada no Brasil e, segundo divulgaod pelo IBGE, é mais consumida do que a cerveja no país. Em torno do consumo da bebida está a eterna polêmica sobre a utilização ou não de açúcar. Estudiosos da área não indicam o uso dos carboidratos cristalizados, porém o gosto popular bate de frente com a indicação.

Mesmo que muitas pessoas saibam que a adição de açúcar no café tenha como principal função mascarar imperfeições de determinados tipos, o costume é forte e presente na rotina dos brasileiros. Os cafés ‘extrafortes’ (também conhecidos como comerciais) são produzidos com um torra de grãos escura e moagem bem fina para que as impurezas (café verde, podre, galhos etc.) sejam disfarçadas.

“O café comercial é queimado para que não sinta o gosto dele. Por isso, muitas pessoas acham que o café deve ser preto, amargo. Mas, na verdade, ele é naturalmente adocicado quanto passa por uma torra adequada”, comenta a barista Júlia Fortini, a 10ª melhor do mundo em preparo de café pelo Campeonato Mundial de Brewers (World Brewers Cup).

À frente da Academia do Café, Júlia conta que, embora não recomende a adição de qualquer tipo de açúcar ao café, entende que o desejo das pessoas deve ser respeitado. “Aqui [na cafeteria] não é uma imposição, pois se trata de uma questão de gosto”, diz a barista que completa dizendo que existe uma placa no estabelecimento com um convite e os seguintes dizeres: “Ja provou seu café sem açúçar?”.

Desde 2013 no mercado como barista, Júlia acredita que o número de pessoas que está deixando de lado adoçantes e afins na hora de degustar um café vem aumentando. “Noto uma evolução enorme na diminuição de consumo de açúcar. Acredito que está muito relacionado com hábito”, avalia.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *