Intestino – nosso segundo cérebro – por Antero Costa Filho
É o frio na barriga ao ver a pessoa amada, é a dor no estômago na hora do casamento, a desinteria na véspera do vestibular, é a dor de cabeça quando comemos algo indigesto. … ninguém duvida desta relação:
“Cérebro x Intestinal”!
Onde pensamos que tudo termina e é eliminado, na realidade pode ser “onde tudo começa” e pode nos prejudicar físico / mental / socialmente. … A ‘desinformação alimentar’ pode nos custar o mau humor, o mal-estar, o desprazer do vivenciar a vida, e a nossa infelicidade social. …
Na realidade o problema é o excesso de informação! Precisamos de conhecimentos e das sabedorias ancestrais. … (o chá de camomila receitado pela tataravó. …)
“Um dos maiores investimentos que podemos fazer é em “chocolate”. Apenas 100 gr. / dia (prazer imediato) em poucos meses pode se transformar em muitos quilos que carregamos para o resto de nossas vidas. … (consequência tardia)”
Obs: Chocolate consumido com moderação é um ótimo alimento (satisfação imediata, melhorando nosso humor. …)
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.
Esta frase foi proferida por Hipócrates (pai da medicina) há mais de 2400 anos e cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas, como também da sua importância no tratamento destas enfermidades. …
“O Sistema Digestivo” (em particular o ‘Sistema Nervoso Entérico) diversamente de outros órgãos, possui uma rede neuronal com cerca de “500 milhões de neurônios” (mais do que na medula espinhal). Assim, fica evidente a importância funcional do nosso intestino, que tem sua autonomia, por funcionar independentemente das vontades do cérebro.
• O órgão (intestino) é chamado de “Segundo Cérebro” por especialistas devido a ser constituído por, pelo menos, meio bilhão de neurônios. De fato, mais do que apenas processar a comida que ingerimos, “o intestino saudável é a chave para o bem-estar geral do corpo”.
Toda a informação entre os neurônios (rede neuronal) é realizada de forma relativamente simples, através das sinapses. É uma transmissão eletroquímica, tendo como mediador os neurotransmissores (substâncias químicas).
Os neurotransmissores (mais de 40 conhecidos no SN humano), são responsáveis pelo funcionamento da Máquina Biológica Humana (corpo / mente).
Nosso bem-estar geral, o prazer de compartilhar nossas vidas e a nossa felicidade contagiante depende, em particular, de 4 neurotransmissores:
“Quarteto da felicidade”!
São substâncias naturais, produzidas pelo organismo e essenciais ao funcionamento do sistema nervoso. …
• Serotonina (humor) (seja ‘grato’ por tudo e todos / pensamentos positivos / memórias de coisas boas vivenciadas / banho de sol com regularidade e equilíbrio alimentar, com hidratação adequada. … (90% da serotonina é produzida no Sistema Nervoso Entérico)
• Qual a maior fonte de serotonina?
Origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão;
Frutas: banana, abacate e abacaxi;
Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócolis, batata, beterraba e ervilhas;
Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Brasil;
Soja e derivados;
Algas: spirulina e algas marinhas;
Cacau e canela.
• Dopamina (motivação) (foco /força /fé nas metas / conquistas diárias / nunca desista de não desistir / sono reparador natural. … A tirosina é precursora da dopamina e, por isso, alimentos ricos em tirosina, como ovos, peixe, carnes, feijão, nozes, laticínios ou soja, ajudam a aumentar os níveis de dopamina.
• Endorfina (analgésico natural) (exercícios físicos regulares / faça o que gosta / curta a vida rindo, cantando, dançando, compartilhada com AMIGOS. …
• Oxitocina (amor / sexo) (meditar, enxergar, escutar, respeitar o próximo/ seja generoso / contato físico / abrace os amigos, perdoe, leitura, massagem, música. … seja intuitivo! AME e permita ser amado. …
“A serotonina” é produzida 90% no intestino e apenas 10% no cérebro. …
O nível de dopamina depende da serotonina. E assim por diante! Existe uma proporção “nuances contextuais” destes neurotransmissores, permitindo: o bem-estar, a felicidade, a recompensa, o prazer, a memória, o foco e a atenção.
Auxilia no controle dos movimentos, promove a saúde do intestino, aumento da massa muscular. …
Devemos e podemos gerenciar positivamente nosso bem-estar com felicidade no aqui-agora, apenas respeitando alguns princípios naturais!
Vamos nos cuidar gerenciando nossas EMOÇÕES, ou seremos gerenciados por elas! Vamos cuidar da nossa ALIMENTAÇÃO, hidratação, utilizando o que a natureza nos oferta! Sem custos, apenas valores. …
Podemos, se necessário, consultar o nutricionista, os médicos nutrólogo e/ou endocrinologista, procurando trocar as informações por conhecimentos, e, com sabedorias modular positivamente nossa alimentação. …
A mudança comportamental alimentar está em nossas mãos. … Equilíbrio e moderação no que ingerimos, e hidratação adequada. … São os segredos de uma dieta saudável!
Curiosidades:
Está em nossas mãos o poder da cura natural, utilizando modulações alimentares (Individuais). …
Uma das diferenças entre os animais irracionais e nós, é que temos ‘consciência da nossa consciência’! Mesmo assim nos iludimos e nos enganamos com frequência. … Extrapolamos o bom senso = razão + sabedoria!
Cuidado com suas ‘escolhas diuturnas’; terão consequências imediatas e tardias. Os excessos nos dão prazer imediato, mas, podemos carrega-los por anos, com prejuízos estéticos e sociais!
A resposta ao estresse causa uma série de eventos prejudiciais ao intestino, incluindo:
• Redução na absorção de nutrientes.
• Redução da oxigenação do intestino.
• Em torno de quatro vezes menos fluxo sanguíneo ao sistema digestivo levando à redução do metabolismo. …
A região gastrointestinal é vítima de nossas Emoções! Ansiedades / Raiva / Nervosismo / Ira / Tristeza / e mesmo Alegria / Paz / Amores, etc… que repercutem no funcionamento intestinal. … ou mesmo, podem ter origem nele. … (nosso segundo cérebro pode interferir no nosso corpo / mente, ou seja, na máquina biológica humana).
O segredo está em favorecer a produção natural da ‘Serotonina’ (90% produzida no intestino), com dieta rica em:
• triptofano (precursor da serotonina) e nutrientes,
• prática regular de exercícios físicos. …
• bom consumo de água. …que equilibra a flora intestinal (400 gramas de bactérias ‘boas/ruins’). …
Um intestino ‘agredido’ leva de 15 a 30 dias para se regenerar. … cuide do que passa pela sua boca e o que passa por sua mente. … pergunte ao coração se podemos seguir nossos desejos. …
A depressão comum em nossos dias, pode estar ligada às úlceras estomacais (úlceras pépticas) em decorrência dos desequilíbrios da flora intestinal (microbiota). …
A ansiedade e mesmo ‘doenças psiquiátricas’ podem e devem ser tratadas pelos cuidados com o bom funcionamento do intestino, regulando a flora intestinal (microbiota).
Alimentos adequados e prebióticos como iogurte natural e kombucha são alguns dos caminhos aliados a outros tratamentos para curar sintomas de ansiedade, depressão e a insônia consequente. …
Procure um profissional nutrólogo e/ou nutricionista para receber mais que informações; adquira conhecimentos. …
O que é obstrução no intestino?
A obstrução intestinal é caracterizada como a interrupção do funcionamento normal do intestino devido a um bloqueio que impede a passagem de fezes e gases pelo órgão.
As causas são diversas, incluindo tumores, inflamação, verminoses e efeitos de cirurgias (aderências). Procure um profissional. …
O enfezado é mais deprimido pela falta de serotonina, prejudicando os demais neurotransmissores. …
Não seja uma pessoa enfezada (“Pessoa cheia de fezes”); cuide com consciência e conhecimentos da sua alimentação com equilíbrio e moderação, sua hidratação eficaz e gerencie suas emoções, ou se tornará vítima delas. …
8 maneiras naturais de aumentar o nível de SEROTONINA, o hormônio da felicidade, do prazer, do bem-estar geral. …e do humor!
• Chocolate. Sim, ele realmente nos deixa mais felizes! … em excesso, triste com nosso corpo! “O mais eficaz dos investimentos. Apenas 100gr./dia, acumulam muitos quilos em poucos meses.”
• Meditação consciente. Torne-se mais atento! …
• Exercícios. A atividade física regular também aumenta o nível de serotonina. …
• Ioga. …
• Sol. …
• Ômega 3. …
• Iogurte. …
• Respeito / Afeto / Amigos / Amores. …
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.
…………………..Hipócrates há 2400 anos. …
1 comments
Wajdi Ibrahim
27 de maio de 2023 at 9:38
Muito bom o artigo do Dr. Antero Costa Filho.
Um médico exemplo de conhecimentos, competência e caráter.
Parabéns Dr. Antero.