• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Mudança climática é fator para propagação de doenças virais

Redação12 de junho de 20233min0
ResfriadoGripe
Vírus respiratórios se espalham em um raio de um metro de uma pessoa infectada para outra

É de conhecimento geral que, quando há variações meteorológicas bruscas, as pessoas tendem a adoecer e receber diagnósticos de gripe ou resfriados. No entanto, poucas pessoas sabem que existem pesquisas explicando o motivo da propagação dessas doenças em temperaturas mais frias.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) foi comprovado que em períodos secos e frios, principalmente quando os termômetros oscilam, pacientes com problemas respiratórios, como a rinite alérgica, têm mais chances de desenvolver sintomas como coceira no nariz ou ardor nos olhos. Assim, a inalação de ar frio em conjunto com esse tipo de alergia pode afetar a resposta imunológica do paciente, o que torna mais fácil a propagação de vírus.

O clínico geral do Hospital Semper, Aratti Simões, explica ainda que, em climas frios, as pessoas costumam ficar em lugares mais fechados e mais próximas umas das outras, gerando disseminação de doenças. Vírus respiratórios, especificamente, se espalham em um raio de um metro de uma pessoa infectada para outra. Quando as pessoas estão dentro de casa, em escritórios, salas de aula, boates e pubs, ou em transportes públicos, por exemplo, isso se torna um fator preocupante.

O especialista esclarece, ainda, que há uma notória diferença entre o resfriado e a gripe. Apesar de semelhantes, os sintomas do vírus da influenza são mais persistentes, além disso, incluem febre alta, dores no corpo, fadiga, cansaço, dor de cabeça e garganta, tosse seca e nariz escorrendo, podendo se manifestar de forma mais duradoura ou mais intensa de acordo com cada organismo.

O tratamento da gripe, por sua vez, envolve basicamente a reposição de líquidos e mudança na rotina, ou seja, na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Em casos mais severos também, podem ser introduzidos medicamentos antivirais.

Em conclusão, o clínico geral afirma a importância da vacinação contra gripe, disponível nos postos de saúde locais. A vacina tem como função amenizar cepas de vírus mais comuns no outono e no inverno.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *