• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Meteoro em Minas: conheça 7 curiosidades sobre o fenômeno

Redação20 de junho de 20233min0
meteoro-4222df36cc
"Bola de fogo verde" foi vista atravessando o céu de algumas cidades do Estado, além de São Paulo e Goiás, na noite de segunda (19); moradores fizeram vídeos

Na noite de segunda-feira (19), uma “bola de fogo verde” que atravessou o céu de algumas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Goiás chamou a atenção dos moradores. Na internet, uma série de vídeos registrou o que para alguns parecia ser um objeto voador não identificado (óvni).

Pouco depois, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros esclareceu que se tratava de um meteoro, que entrou na atmosfera. Mas você sabe o que são meteoros? Listamos algumas curiosidades:

Origem espacial

Meteoros são corpos rochosos ou metálicos que viajam pelo espaço. Quando um meteoroide (um objeto menor) entra na atmosfera terrestre e começa a queimar devido ao atrito, ele é chamado de meteoro. Se sobrevive à entrada atmosférica e atinge o solo, é chamado de meteorito.

Chuvas de meteoros

Chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa a órbita de um cometa ou asteroide e os detritos deixados por eles colidem com a atmosfera. Isso cria um espetáculo celestial em que várias “estrelas cadentes” podem ser vistas em uma noite.

Meteoritos lunares e marcianos

Alguns meteoritos são originários da Lua e de Marte. Eles são ejetados de suas superfícies após impactos de asteroides ou cometas e, eventualmente, chegam à Terra. O estudo desses meteoritos fornece informações valiosas sobre a composição e história desses corpos celestes.

Meteoritos férreos e pétreos

Os meteoritos podem ser classificados em dois grupos principais: férreos e pétreos. Os meteoritos férreos são compostos principalmente de ferro e níquel, enquanto os meteoritos pétreos são compostos principalmente de minerais silicatados.

Impactos passados

A Terra já foi atingida por impactos de meteoritos significativos ao longo de sua história. O mais famoso é o evento que causou a extinção dos dinossauros há cerca de 66 milhões de anos, onde um objeto gigante colidiu com o planeta, criando a cratera de Chicxulub, no México.

Meteoro mais rápido

O meteoro mais rápido já registrado entrou na atmosfera da Terra em 1969, viajando a uma velocidade estimada em 72 km/s (257.000 km/h). Ele foi observado sobre o estado americano do Novo México.

Composição dos meteoritos

A análise dos meteoritos pode fornecer informações sobre a formação do sistema solar e a composição dos corpos celestes. Eles contêm minerais e elementos químicos encontrados em asteroides e planetas, fornecendo pistas valiosas sobre a evolução do nosso sistema solar.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *