Vídeo: Vazão das Cataratas do Iguaçu sobe para 9 milhões de litros por segundo
As Cataratas do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, atingiram a vazão de 9 milhões de litros d’água por segundo, nesta quinta-feira (13/7). O volume é considerado seis vezes acima da média, que é de 1,5 milhão de litros, conforme a administração do Parque. O maior índice registro foi em 2014, quando as quedas registraram fluxo de 47 milhões de litros por segundo. Veja vídeo:
A vazão que já estava alta, aumentou!!! 💦
O volume está em 9 milhões de litros d’água por segundo, 6x acima da média de 1 milhão e 500 mil litros d’água. 🌊
Registros da manhã desta quinta-feira, 13 de julho. A vazão segue subindo.🍀
📹: Nilmar Fernando pic.twitter.com/76kZIslqu0
— Cataratas do Iguaçu (@CataratasBrasil) July 13, 2023
Por segurança, a passarela que dá acesso a Garganta do Diabo no lado argentino, em Puerto Iguazú, foi fechada com o objetivo de preservar as estruturas. A ação, conforme a concessionária responsável pelo local, é comum e realizada sempre que necessário.
O circuito das Cataratas do Iguaçu ficará fechado por tempo indeterminado. Entretanto, os passeios “superior” e “inferior” continuam funcionando normalmente.
No lado brasileiro, os passeios também estão mantidos, com horário de atendimento ampliado, das 8h às 16h, até o dia 23 de julho, devido às férias de julho.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o acumulado de chuva nos últimos três dias no médio e baixo Iguaçu, entre as usinas de Segredo e Salto Caxias, foi de 120 mm e 90 mm respectivamente.
Os reservatórios das usinas hidrelétricas estão instalados ao longo do Rio Iguaçu antes das quedas.
Como visitar as Cataratas no Iguaçu
Para visitar o Parque Nacional das Cataratas Iguaçu é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line, com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.
Fonte: O Tempo