• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

“Consciência” – por Antero Costa Filho

Redação22 de julho de 202320min0
Dr Anteroficial

Mas ‘passam’ (como um trator) por cima de qualquer um, dificultando qualquer possibilidade de dialogarmos e/ou vivenciarmos em paz!
Preferem ter razão!

A CONSCIÊNCIA não é um lampejo (de um picar de luz). É um contínuo de conexões da rede neuronal (86 bilhões de neurônios), que vai ocorrendo do momento em que você nasce até o fim da sua vida.

A cada nova experiência (eventos), seu cérebro faz uma análise mental crítica que é silenciosamente armazenada em sua MEMÓRIA.

Consciente (do latim ‘conscĭens’, que deriva de ‘conscīre’=saber perfeitamente). É quem sente, pensa e atua com total conhecimento do que faz. …

Quem tem consciência sabe ser oportuno e adequado aos eventos vivenciados. Num eventual diálogo, tem equilíbrio entre “o escutar e o falar”! Quase que pedindo permissão para falar sem pedir, pois, é oportuno, adequado e respeita o interlocutor.

Respeito não tem cor, tem Consciência.”

É uma grandeza da nossa “MENTE” de complexidade máxima que engloba qualificações virtuais e interativas como a:

• Subjetividade própria e relativa
…………………………….(ao ser humano),

• Autoconsciência que reporta
………………………………….(ao indivíduo),

• Percepção interpessoal e ambiental
…………………………………..(à sociedade),

• Intuição que transcende nossos sentidos
…………………………………..(espiritualidade).

Temos a consciência imediata (intuição) e a elaborada (reflexão)! O comportamento do ser humano, usa e abusa (instinto animal) da consciência! Muitos se sentem donos da razão!

Ser humano tem o péssimo hábito de atropelar, esmagando e destruindo “Diálogos conscientes”, que deveriam ser assertivos (respeito mútuo e verdades). Sem ter consciência intuitiva, nem elaborada (ontogenética); age instintivamente (filogenética). … Em outras palavras: perdemos a oportunidade de agir honrando o ser humano que somos!
Preferimos ter razão a sermos felizes!

Consciência é uma qualidade psíquica, que pertence à esfera da psique humana; por isso se diz também que ela é um atributo do espírito (transcendente) e da mente (real, mas virtual).

Cuide da SUA CONSCIÊNCIA!
Somos diversos uns dos outros, nossos semelhantes. Vamos nos respeitar!

Incrível a força do silêncio! Quem utiliza esta força, tem disciplina e gratidão intrínseca. Tem consciência plena de que o silêncio nos enobrece e engrandece!
Aprenda a se calar!

Pitágoras (570-495 a.C.) filósofo e matemático grego nos disse:

“Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te”.

A matemática (ciência exata, lógica) nos diz que deveríamos ouvir mais (2 ouvidos) e falar menos (1 boca). … As ciências humanas e biológicas acham que o silêncio (consciente) é mais poderoso do que palavras soltas pelo ar (inconscientes e instintivas). …

• Por que gritamos uns com os outros?

Quanta verdade presumida e quantas opiniões fundamentadas existem no “SILÊNCIO CONSCIENTE”! O silêncio pode nos esclarecer ou nos constranger!

Nascemos sem saber falar, aprendemos a falar e, a sabedoria do envelhecimento nos faz calar. Ficamos mais conscientes! A responsabilidade das palavras ditas deve ser assumida por nós, como uma “assinatura em cartório”!

A autoconsciência nos faz autocríticos, e assim, autorresponsáveis!          Disseram. … (sujeito indeterminado) está presente em todas as mídias, sem assinatura. … Quanta imbecilidade com segundas intenções maldosas: disseram!

A consciência pessoal (individual) são nossos sentimentos / pensamentos / memórias / sensações emocionais, ao compartilharmos com o ambiente e seus eventos. Totalmente subjetiva; é sua!

Seres humanos frequentemente competem com a sua consciência, contrariando o bom-senso. Incrível: Vão ao consultório médico omitem dados relevantes, “na anamnese”, desrespeitando o profissional, e, deixando de falar verdades necessárias ao diálogo oportuno e adequado para o diagnóstico correto. A ideia, entretanto, de que omissão não é mentira gera, muitas vezes, a falsa sensação de que a omissão é inofensiva e isso pode ser péssimo …

Temos uma MENTE CONSCIENTE coordenada pelos nossos pensamentos, conhecimentos, tomadas de decisão. … e outra INCONSCIENTE que nos coloca em contato com a nossa intuição (transcendente aos nossos sentidos), instintos (impulsos irracionais), mantendo o equilíbrio das nossas EMOÇÕES.

Gerencie suas emoções ou será gerenciado e dominado por elas. Terá comportamentos imbecis! “Sábios mudam de opinião! Imbecis preferem ter razão a serem felizes.”

Nascemos ainda em formação, simples, ignorantes e imperfeitos. Sim! Porém com uma carga genética pessoal, que nos permite amadurecer, evoluir e adquirir consciência. Nossos pais são responsáveis em parte pela formação do nosso caráter.

Caráter é a manifestação da nossa Consciência

A CONSCIÊNCIA é a nossa essência, a fonte dos conhecimentos e sabedorias; único caminho para as verdades. Com bom-senso compartilhamos os ambientes com nossos semelhantes, valorizamos a vida vivenciada e aceitamos nossa finitude, como parte natural desta vida. …

Descartes: “Penso, logo existo”, assim é nossa capacidade de discernimento, ou seja, o oposto da inconsciência. … sabemos e assumimos com plena consciência nossa finitude!

CONSCIÊNCIA também é saber pedir desculpas /de parar /de medir /de pesar /um processo de descobertas, de saber a hora de escutar, enxergar, intuir, de falar, de sentir sensações diversas e agir com probidade no momento vivenciado. …

O “COMPORTAMENTO CONSCIENTE” diz respeito à racionalidade; nossa capacidade humana de descrever verbalmente aquilo que “fizemos/fazemos/faremos”, com passividade e entendimento do ouvinte.

Quem vive com consciência, sabe ser oportuno e adequado aos eventos vivenciados.
Enxerga, escuta e fala “na hora certa”, em outras palavras, respeita os diálogos assertivos.

Ter consciência é valorizar cada segundo de vida, sendo grato por tudo e todos. É saber o que é compaixão / misericórdia, saber perdoar, saber respeitar, saber que_“Cooperar é melhor que Competir”_, enfim, é saber compartilhar nossas vidas, conscientes das nossas diferenças e respeita-las naturalmente.

O silêncio consciente é mais poderoso, eficiente e eficaz do que palavras soltas ao ar. …

Quando temos consciência não estamos preocupados em responder antes do outro terminar de falar, apenas escutamos. …

“Antes de reagir a tudo que lhe dizem, pare e pense: Esta pessoa merece uma resposta minha?. Se a conclusão for negativa, apenas deixe pra lá e siga a sua vida. Não gaste energia com pessoas e situações que não agregam nada”.

fundador da Apple, morre aos 56 anos nos Estados Unidos, idolatrado pelos consumidores dos seus produtos. Todos temos consciência que foi cedo demais!

Ciência e Religião não produzem o mesmo tipo de verdade, uma vez que a primeira se apoia na experimentação e verificação e a outra, em verdades reveladas. Mas, este merece ser escutado com CONSCIÊNCIA:

Com consciência moral precisamos impedir que “destruam nosso Brasil”, deturpando a ‘espiritualidade’ do ser humano! Desvirtuando a educação familiar! Estão nos desrespeitando, roubando a inocência das crianças, “roubando uma flor do nosso jardim”; logo vão estar roubando nossas famílias! AMÉM!

Consciência moral é nosso pensamento ao considerarmos o que é “certo/errado”. É não abrir mão dos nossos princípios, daquilo que acreditamos ser “o certo”! Não fure filas. … não jogue lixo na rua. … coopere!

Como a consciência é formada?

A célula é um ser vivo e um conjunto delas (NEURÔNIOS) forma um ser consciente. … A evolução de processos da “Rede Neuronal”, únicos, independentes, por si só não é capaz de chegar na dimensão de uma consciência pensante. A intuição transcende nossos sentidos. …dando mais valor à espiritualidade nos tornando mais conscientes. … Sim! Consciência manifesta-se pelo nosso caráter!

A moral é formada por valores e “normas adquiridas” através da cultura, tradição, religião, acordos, consensos e do cotidiano do comportamento do ser humano em uma sociedade específica.

A CONSCIÊNCIA MORAL (nossas escolhas) manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis (corretas / incorretas), decidindo e escolhendo uma delas antes de nos lançar nas ações / reações! A escolha gera consequências imediatas e tardias. Seja autorresponsável!

Cuidado com o ‘instinto animal’; seja ‘intuitivo’ e procure gerenciar as emoções.

Precisamos viver a vida de forma mais consciente. Aí, vemos/ouvimos nas redes sociais “Campanha de Conscientização”, como se isso fosse “agasalho”!

Se é um desafio para a ciência, que sentido pode ter à população leiga?

Consciência não é apenas chamar nossa atenção a um aspecto da vida. É muito mais; abrange nosso comportamento como um todo (sentimentos / pensamentos / discursos / ações e reações).

Ser humano é o único ser vivo que possui “autoconsciência”, ou seja: temos consciência (percepção) da nossa existência e assim, sabemos que um dia deixaremos de existir!

Quem somos? Para onde vamos? Somos racionais e assim, donos da razão! Intuitivos! Os outros animais são irracionais. Utilizam apenas seu instinto!                  Instintivos!

Consciência não é um fenômeno observável, impedindo sua verificação e manipulação. Só sabemos que ‘habita nosso cérebro’, com uma rede neuronal de 86 bilhões de neurônios silenciosos enquanto trabalham incessantemente, desde o nascimento até a finitude.
Temos consciência da “Dor e do Prazer”; mas explicar isso é outra coisa,

Temos percepção da subjetividade e privacidade das nossas mentes, mas percebemos também, todo o ambiente que compartilhamos. …a consciência também vai além do nosso corpo/mente!

Autoconsciência, é a capacidade de se conhecer e se reconhecer como tal, no aqui-agora! É saber do que somos capazes. … (caráter!)

Consciência de acesso (…estar: aqui-agora), é o processamento das coisas que vivenciamos no momento durante nossas experiências. Qualidade psíquica da nossa mente e do espírito! Falam ‘em silêncio’ nos nossos ouvidos! Muitos não escutam!

Todos vemos o ‘Zezinho’ no lixo, mas, poucos enxergam! Os políticos usam o ‘Zezinho’!

Quem é consciente? Os três? Não, apenas quem enxerga e tem respeito, compaixão e misericórdia!

 

Que tal se deliciar com nossos Produtos de Minas?
Cafés especiais, doces de leite, Goiabadas, Geléias, mel direto do Apicultor, bolachas, Salaminhos, Defumados e muito mais…

Acesse e Confira estas delícias:
https://loja.muzambinho.com

 

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *