• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Comportamento individual! – por Antero Costa Filho

Redação29 de julho de 202313min0
Dr Anteroficial
(Desenvolva e amplie seu autoconhecimento)

A mente consciente é coordenada pelos nossos sentimentos, pensamentos, conhecimentos, tomadas de decisão, enquanto a inconsciente nos coloca em contato com a nossa intuição, impulsos, instintos mantendo o equilíbrio das nossas ………… ………………………………………….. EMOÇÕES.
• Emoção (‘gatilho’ e sua resposta ao estímulo)
• Sentimento (‘construção mental’ emocional)

Escolher seu lado ideal (utópico) para vivenciar a vida, nem sempre depende só de você. O comportamento de cada um de nós (sentimentos / pensamentos / discursos / ações e reações) é modulável de acordo com contextos (onde? / quando?) e do momento vivenciado, ou seja, contingente (nosso intercâmbio sociocultural) (quem? / como?).

Quando optamos por algo (escolha), perdemos as outras opções (perdas) e tem as consequências (imediatas e tardias) da escolha que fizemos.

Metáfora: Uma fruta ou um doce? O tempo que fica na boca é o mesmo. … Só temos uma escolha! Gostamos de ambos, mas, a fruta fica pouco no corpo, o doce pode ficar anos nos incomodando!

“Não seja tão rígido. Persiga seu sonho; se não encontrar na primeira padaria, continue com foco/força/fé que encontrará em outra.”

Jovem é instintivo decidindo logo sem pensar nas consequências. Depois resolvo. …(procrastina)! Abre a boca antes de pensar!

Adulto tende a ser intuitivo, ‘pensa antes de abrir a boca’. Viveu o suficiente para saber que as consequências das escolhas existem! … (decide pelo bom-senso!)

Emocões Básicas do Ser Humano

Diante de estímulos o nosso corpo reage de acordo com as circunstâncias e as intensidades dos estímulos. O gatilho é o mesmo, mas as respostas emocionais diferem em intensidade e duração para cada indivíduo.

As emoções são respostas neurais imediatas aos estímulos externos, enquanto os sentimentos são respostas tardias às emoções.

Mesmo estímulo provoca “Cargas Emocionais” diferentes em cada um de nós! Aprenda a gerencia-las.

Detonada a carga emocional (que é independente da nossa vontade), precisamos com foco/força/fé gerenciar as manifestações mentais, uma vez que as físicas não temos controle (descarga de adrenalina). “Um susto!”

Gerencie suas emoções, ou será gerenciado e dominado por elas!

• Emoção é universal aos indivíduos. …somos mais ou menos emotivos!

• Sentimentos estes sim podem revelar nosso caráter. … afeto/alegria/amor ou ódio/rancor/vingança

A educação pode nos moldar (Emoções/Sentimentos) ………………………..ou não!

Terás comportamentos oportunos/adequados ou imbecis! Além das 5 ou 6 (nojo) emoções básicas, a lista das demais é bem maior. …27 ou 50!!!!, dando colorido às nossas vidas.

INSTINTOS (irracionais, embora úteis à nossa sobrevivência) podem nos conduzir ao precipício, a INTUIÇÃO (racional transcendente) pode nos salvar! Aprenda ouvir os recados vindos do coração!

O mundo não está fácil para todos; mas poderá melhorar muito se “cooperarmos” uns com os outros.

Na realidade os ‘tons emocionais’ são tão numerosos quanto a população de ‘indivíduos’! Não existem duas pessoas iguais. … (Indivíduos)

O que realmente importa é que ter autoconhecimento exige foco/força/fé nas ‘nossas reações emocionais diuturnas’. Vida é emoção!

Uns veem / ouvem / e são instintivos, outros enxergam / escutam / e são intuitivos. … muitos gritam ao falar, mas existem os que só abrem a boca após consultar o coração.

Enfim o “Comportamento individual” oscila conforme as circunstâncias, pendendo para os extremos do “Bom” ou “Ruim”. Mas, existe as escolhas virtuosas que oscilam pelo lado bom da vida. A escolha é totalmente sua!

“Bom e Ruim” são forças opostas, porém complementares. O importante é o equilíbrio virtuoso. … com bem-estar, felicidade e paz!

A idade (tempo) nos ajuda a encontrar o caminho do bom-senso ao compartilharmos nossas vidas.

Mas podemos surpreender a vida, ao fazer nossas escolhas com EQUILÍBRIO EMOCIONAL, sendo mais intuitivos e menos instintivos. Como?

Comece pedindo para seu coração ter paciência com seu cérebro. Procure “cooperar e não competir”; eles irão encontrar o equilíbrio virtuoso!

Amigos são fontes de equilíbrio nas nossas vidas. Não se esqueça de ser grato aos amigos!

Comece a “Colaborar” com os outros e as coisas vão se encaixando na sua vida. … Tenha foco/força/fé e dê tempo ao tempo! Você quer/pode/deve, e assim sairá da sua zona de conforto, indo à luta!
Hoje
, “zona de conforto” pode significar “morte em vida”!

Como gerenciar as emoções?
Comece pelo autoconhecimento! Procure ser protagonista da sua vida, modulando seus comportamentos (educação, respeito, verdades e meditação)!

Ironia!

Ainda não descobriram um medicamento para imbecilidade! Só remédios. … ‘informações / conhecimentos e sabedorias’!

Olhe-se no ‘espelho da vida’ e faça sua opção!

Como lidar com as próprias emoções?

“Para irmos longe e seguros precisamos saber reconhecer e lidar com as nossas emoções.” Como?

Sua adesão à ideia é fundamental (Inicie já!)

• Inicie pela percepção / reconhecimento / aceitação / e com ‘foco/força/fé’ vá em frente. …

• Respire fundo e trabalhe seu autocontrole emocional. …

• Dê espaço para o bom-humor, alegrias, pensamentos positivos e leveza espiritual.

• Mude de opinião: “prefira ser feliz a ter razão”

• “Sábios mudam de opinião”

• Espere a resposta consensual do “cérebro/coração”! Dê tempo ao tempo!

• Paciência / Tranquilidade / “foco/força/fé”, pois parar de lutar ‘é morrer enquanto vivo!”

• Use sua criatividade pensando nos benefícios. … ame a vida que você vive, seja grato e tenha autoestima!

Com leveza / liberdade / tranquilidade compreenda o quão libertador é este mecanismo, e assim, consiga trabalhar e lidar melhor com as suas emoções, desenvolvendo o devido controle sobre elas, evitando que elas nos dominem por completo.

Como você lida com as suas emoções?
Você é introvertido, tenso, emotivo, tímido. … fique calmo, procure mudar de opinião como as pessoas sábias.

Tendo ou não razão, não há necessidade de prova-la a todo mundo o tempo todo.
O silêncio consciente e natural pode nos esclarecer e aos outros também. Dê tempo ao tempo! Você quer /pode / deve gerenciar sua vida!

Ninguém é indiferente, feliz ou infeliz o tempo todo, ou algo está desequilibrado!

Sábios mudam de opinião!
Imbecis preferem ter razão!

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *