• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

“Galinhas de Muzambinho vão parar em Portugal”

Redação11 de agosto de 20236min0
Artista muzambinhense, Bruno de Almeida, cria obra na cidade do Porto inspirada nas galinhas de Muzambinho onde reflete sobre memória, mudanças e as dificuldades de se estar longe de casa.

No passado dia 30 de junho, o artista brasileiro Bruno de Almeida, mestrando em Design de Produto na Faculdade de Belas Artes do Porto e que vive em Portugal desde 2021, realizou a ativação de sua obra intitulada “Distribuição de Galinhas” no Largo da Estação de Campanhã. Resultado de sua residência artística no DES/ORIENTE – projeto com apoio do Criatório da Câmara do Porto -, o artista propõe uma dinâmica de distribuição de esculturas em madeira pintada em vermelho ao público que estava presente na sua apresentação.

“É importante para mim refletir o lugar da arte na sociedade e como o objeto artístico se faz parte do nosso cotidiano e acrescentar novos significados quando vai a rua, não apenas aquele quadro que colocamos na parede e observamos, mas algo que está vivo. A arte está viva”, relata Bruno.

Após leitura de um texto carregado de memórias, denúncias e afetos, o artista convidou o público a levar as esculturas para casa, mas com uma condição: repassar a galinha para outra pessoa quando acreditar que for a hora, criando assim uma troca de carinho com quem a recebe.

 “São galinhas caminhantes, não tem uma casa além do próprio corpo. Pertencem a si e ficam uma hora na casa de um por um tempo, depois na casa de outro e assim vai seguindo e criando uma própria história. E não é assim quando mudamos de casa, de país? Vamos nos empoleirando e encontrando nosso lugar perante as dificuldades”, complementa o artista.

A obra teve ativação em Campanhã, mas continua em circulação por tempo indeterminado. Ao todo, se somam trinta e cinco esculturas de galinhas que se espalharão pelo mundo, caminhando por estradas cheias de amor e cuidado, resultado das belezas que encontramos nas nossas próprias estradas.

“Minha avó, Carminha, cria galinhas desde que era criança. Já são aí 80 anos lidando com essa ave que é uma terapia pra ela, pois sente uma responsabilidade, um motivo pra continuar acordando todas as manhãs. E é assim que quero que as pessoas se sintam quando olharem para essas esculturas de galinha, lembrem dos seus propósitos e possam criar uma vida feliz e próspera. É só tratar das galinhas, como paciência, todas as manhãs”, complementa.

Bruno de Almeida

Instagram: @bruno.mzb

brunomzb.com

 

Bruno de Almeida (Muzambinho, MG – Brasil / 1995) é investigador independente e artista multidisciplinar. Licenciado em Design de Moda pela Universidade de Franca – SP e Mestrando em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde reside desde 2021 e investiga através de práticas artísticas a identidade do território, teorias da imaginação e estudos sobre a infância.

Desenvolve sua prática artística através de um viés dialógico entre memória, arte e design. Participou de diferentes exibições autorais nacionais e internacionais, sendo as mais recentes: Típica Festival – Erfurt, Alemanha (2023), DES/ ORIENTE – Porto, Portugal (2023), Playtime Paris – Paris, França (2023) e Feira da Alegria – Porto (2023); além de realizar contribuições com diferentes empresas nacionais e internacionais, com destaque para recente premiação Art Locky by CTT Portugal (2023).

É co-fundador do NIBA – Núcleo de Imigrantes da Belas Artes do Porto criado em 2023 por um grupo de estudantes da FBAUP.

Link de imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1_TpO9OqZJI09kdn5aRcdP_P2jLRrTiEC?usp=sharing

Link de texto lido durante a performance:

https://drive.google.com/drive/folders/1mWB2BM8aPH-dwFtSQzlHsNc6RXVQXPB5?usp=drive_link

Link Obra: https://desoriente.net/obras/distribuicao-de-galinhas/

.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *