“Galinhas de Muzambinho vão parar em Portugal”
No passado dia 30 de junho, o artista brasileiro Bruno de Almeida, mestrando em Design de Produto na Faculdade de Belas Artes do Porto e que vive em Portugal desde 2021, realizou a ativação de sua obra intitulada “Distribuição de Galinhas” no Largo da Estação de Campanhã. Resultado de sua residência artística no DES/ORIENTE – projeto com apoio do Criatório da Câmara do Porto -, o artista propõe uma dinâmica de distribuição de esculturas em madeira pintada em vermelho ao público que estava presente na sua apresentação.
“É importante para mim refletir o lugar da arte na sociedade e como o objeto artístico se faz parte do nosso cotidiano e acrescentar novos significados quando vai a rua, não apenas aquele quadro que colocamos na parede e observamos, mas algo que está vivo. A arte está viva”, relata Bruno.
Após leitura de um texto carregado de memórias, denúncias e afetos, o artista convidou o público a levar as esculturas para casa, mas com uma condição: repassar a galinha para outra pessoa quando acreditar que for a hora, criando assim uma troca de carinho com quem a recebe.
“São galinhas caminhantes, não tem uma casa além do próprio corpo. Pertencem a si e ficam uma hora na casa de um por um tempo, depois na casa de outro e assim vai seguindo e criando uma própria história. E não é assim quando mudamos de casa, de país? Vamos nos empoleirando e encontrando nosso lugar perante as dificuldades”, complementa o artista.
A obra teve ativação em Campanhã, mas continua em circulação por tempo indeterminado. Ao todo, se somam trinta e cinco esculturas de galinhas que se espalharão pelo mundo, caminhando por estradas cheias de amor e cuidado, resultado das belezas que encontramos nas nossas próprias estradas.
“Minha avó, Carminha, cria galinhas desde que era criança. Já são aí 80 anos lidando com essa ave que é uma terapia pra ela, pois sente uma responsabilidade, um motivo pra continuar acordando todas as manhãs. E é assim que quero que as pessoas se sintam quando olharem para essas esculturas de galinha, lembrem dos seus propósitos e possam criar uma vida feliz e próspera. É só tratar das galinhas, como paciência, todas as manhãs”, complementa.
Bruno de Almeida
Instagram: @bruno.mzb
Bruno de Almeida (Muzambinho, MG – Brasil / 1995) é investigador independente e artista multidisciplinar. Licenciado em Design de Moda pela Universidade de Franca – SP e Mestrando em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde reside desde 2021 e investiga através de práticas artísticas a identidade do território, teorias da imaginação e estudos sobre a infância.
Desenvolve sua prática artística através de um viés dialógico entre memória, arte e design. Participou de diferentes exibições autorais nacionais e internacionais, sendo as mais recentes: Típica Festival – Erfurt, Alemanha (2023), DES/ ORIENTE – Porto, Portugal (2023), Playtime Paris – Paris, França (2023) e Feira da Alegria – Porto (2023); além de realizar contribuições com diferentes empresas nacionais e internacionais, com destaque para recente premiação Art Locky by CTT Portugal (2023).
É co-fundador do NIBA – Núcleo de Imigrantes da Belas Artes do Porto criado em 2023 por um grupo de estudantes da FBAUP.
Link de imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1_TpO9OqZJI09kdn5aRcdP_P2jLRrTiEC?usp=sharing
Link de texto lido durante a performance:
https://drive.google.com/drive/folders/1mWB2BM8aPH-dwFtSQzlHsNc6RXVQXPB5?usp=drive_link
Link Obra: https://desoriente.net/obras/distribuicao-de-galinhas/
.