• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Amanhã pode ser muito tarde

Redação12 de agosto de 20239min0
AmanhaTarde
por Celso Ciampi

Deixar para amanhã, não faz muito sentido, se tem que fazer qualquer coisa, que faça agora, depois é um período muito longo e o amanhã é ainda uma ilusão. Não estamos lá e nem sabemos se vamos chegar até o outro dia, então pare de deixar suas coisas para depois e faça agora!

Todos nós temos o hoje para viver, esse é o momento ideal, não há outro porque dependerá de um tanto de coisas esse tal momento futuro, que muita gente se esquece do que planejou hoje para esse dia tão especial. Qualquer plano só existe quando é executado, no papel e sem execução é nada, só mais uma entre as tranqueiras guardadas.

É impossível sabermos o que acontecerá amanhã, temos planos, uma agenda de compromissos marcados, mas será que serão todos cumpridos à risca? Esperamos, sinceramente, que sim, nos preparamos para isso, mas chegaremos a tempo? Chegaremos? Não sabemos, é impossível prever o que acontecerá no decurso do tempo, tudo pode mudar em duas ou três horas, até em um minuto e então nada do que esperamos vai acontecer.

Planos são feitos para serem executados, não para ficarem mofando em uma gaveta ou pasta esperando o tal do “momento certo”, aliás, qual será esse momento? O dia em que ficarmos ricos, o dia em que o patrão deixar, o dia em que acordarmos de bom humor? Muito subjetivo e sem prazo para acontecer.

O medo do desconhecido nos faz inventar um monte de desculpas para não tocarmos adiante nossos projetos de vida já, o primeiro passo é o mais complicado, porém o mais importante a ser dado e esse passo fica engessado porque ficamos com medo das incertezas do caminho a ser trilhado, mas a vida, desde o seu início, é uma incerteza, ou estou errado? Quem garante que amanhã estará aqui? Ninguém, quantas coisas vão acontecer até lá? Fazemos planos de estarmos aqui amanhã, depois e até muito tempo depois, mas ele pode falhar no meio do caminho, pois não depende de nós. Daí, então, por que empurrar as coisas para frente?

Temos o agora, neste exato momento em que escrevo este texto, que será publicado sei lá que dia, se for…, por via das dúvidas resolvi escrevê-lo quando achei o mote, deixo ele pronto e se quiser pode ser publicado em qualquer tempo, não deixei para amanhã, não deixei para escrever no dia de publicar, está escrito e estará pronto e corrigido até o dia em que será publicado, talvez semana que vem, quem sabe? Deixo minha parte feita, não fiquei empurrando com a barriga, se estou com tempo escrevo, amanhã posso não ter esse tempo, ou escrever outro texto que será publicado outro dia, caso tudo corra como espero.

O tempo voa, e não espera ninguém, ele faz o que deve fazer, como sempre fez desde o início de todo o universo, ele não sabe se tem vinte e quatro horas num dia, nem se há dia e noite, a Terra faz a volta que deve ser feita em torno do sol, no tempo que chamamos de um ano e gira em torno do seu próprio eixo, no que chamamos de dia, por força da natureza, das forças gravitacionais, sei lá, nós, os homo sapiens, que convencionamos chamar esses movimentos de dias, horas, meses, anos, para melhor organizar nossas vidas, o universo já está devidamente organizado há milhões de anos e nem quer saber de calendário. Acontece que a Terra precisa girar em torno do sol e fazer seu giro no próprio eixo, fim.

Quando bate a insegurança de tomar ou não uma decisão sobre levar adiante ou não um projeto, precisamos parar um pouco e pensar sobre o que realmente queremos, quando o querer é verdadeiro, deixamos de lado toda essa insegurança e vamos em frente, damos o primeiro passo, quando não é bem o que é nosso, temos a tendência a deixar de lado e desistir por instinto. Essa atitude não tem nada a ver com fraqueza, mas sim com a falta de comprometimento que naturalmente temos com o que não nos é importante. Para encontrar esse “ai, Jesus!”, é necessário parar, relaxar e procurar dentro de si o que lhe faz feliz e te dá ânimo de lutar.

Ninguém tem obrigação de nada, a vida pertence a cada um individualmente, mas a partir do momento em que há um sonho e ele está bem definido, não resta dúvida de que é aquilo mesmo, fica complicado colocar tudo no modo de espera que se torna eterno. A verdade é que esperamos pelo que não temos para esconder o medo que temos de fazer aquilo que queremos. Inventamos mil desculpas, uma hora é porque nos falta um determinado material, outra é porque o equipamento que temos é de qualidade inferior, outra hora é porque tem gente fazendo mais bonito e outra hora é porque é necessário ter equipamentos de última geração e por aí vai. Mas poucas pessoas, quase nenhuma delas, que começaram um dia tinha os melhores ou mais adequados equipamentos, tinha, sim, muita vontade de fazer e fez com o que estava à sua disposição naquele momento, e com isso fez bem feito, até conseguir conquistar os melhores equipamentos, passou pelo processo, que pode ser muito longo a depender do desenvolvimento do trabalho executado.

A vida não é toda certinha, até porque nossas decisões no seu decorrer influenciam em tudo o que acontece com ela, nada te acontece sem que você não tenha provocado, a vida é uma sequência de consequências das atitudes que tomamos, das ações que realizamos e das decisões tomadas. Decidimos por frequentar alguns lugares, decidimos dirigir bêbados, decidimos comer um pão no supermercado sem pagar e essas decisões, dentre tantas outras que tomamos, têm suas consequências, e vamos arcar com elas nem que seja apenas em nossa consciência.

Então prepare sua vida desde agora para ser uma vida sem atrasos, você pode fazer tudo o que quiser, principalmente realizar seus sonhos, basta para isso não ficar esperando indefinidamente que algum milagre aconteça, ele só acontece a quem sabe o que está pedindo, pedidos genéricos não dão muito certo nesse caso.

Portanto, não deixe nada para depois, resolva agora o que for de agora e tenha consciência de que a semente que se planta hoje será o fruto de manhã, mas que se não for plantada, não haverá o que ser colhido. Hoje é o seu dia, o melhor dia de sua vida, independentemente de qualquer outro dia, sabe por quê? Porque é o dia em que você está vivendo, é o agora e esse é o seu momento!

.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *