• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Lei Seca no Brasil: Conheça as mentiras que te contam sobre o bafômetro

Redação2 de setembro de 20234min0
bafometro-5-2a5a6a5f10
Métodos populares na internet para enganar o bafômetro simplesmente não funcionam na prática. desvendamos todos eles

Na tentativa desesperada de driblar a fiscalização da Lei Seca, a internet virou palco para métodos infundados de burlar o teste do bafômetro. Os critérios técnicos para detecção de álcool no organismo são rigorosos e os dispositivos de bafômetro utilizados pelas autoridades de trânsito são homologados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e verificados periodicamente pelo Inmetro.

Confira alguns mitos sobre enganar o bafômetro

Chocolate

Adolescentes chegaram a colocar os chocolates na sacola

A noção de que o consumo de chocolate pode reduzir a emissão de álcool no teste do bafômetro é amplamente difundida, mas carece de fundamentos científicos. Especialistas afirmam não haver base para essa crença.

Vinagre

No terreno fértil das redes sociais, alguma criatura inventou que o vinagre pode neutralizar o álcool no sangue. No entanto, o bafômetro detecta álcool no sangue mesmo assim, e isso não pode ser anulado por meio da ingestão ou bochecho de vinagre.

Enxaguante bucal

Pesquisas não comprovam eficácia de enxaguante bucal para combater o coronavírus

A utilização de enxaguantes bucais com teor alcoólico mínimo não é suficiente para enganar o bafômetro. Aliás, o método tosco pode ser um tiro pela culatra. Caso o antisséptico contenha álcool, pode só acentuar ainda mais o teste positivo no bafômetro para ingestão de bebida alcoólica. Aliás, é uma desculpa de praxe de quem é flagrado no teste.

Metadoxil

Imagem Ilustrativa

Embora o Metadoxil acelere a metabolização do álcool no fígado, ele não interfere na concentração medida pelo bafômetro. A ação do medicamento é direcionada para processos internos do corpo, não afetando a detecção de álcool externamente.

Multas e penalidades para dirigir embriagado

No Brasil, a multa por dirigir sob efeito de álcool é substancial, totalizando R$ 2.934,70, devido à aplicação do fator multiplicador de dez sobre uma infração classificada como gravíssima. Além disso, o infrator pode ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses.

Em março deste ano, 24 pessoas foram flagradas dirigindo alcoolizadas em blitz feita em BH

Um estudo de 2021 publicado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) ressaltou que, nos mais de 20 anos da Lei Seca no Brsail, implantada em 2008, quase 11 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito com motoristas alcoolizados. O mesmo relatório também apontou que, apesar da proibição, 5,4% dos brasileiros assumem dirigir após consumir álcool.

Foto: WESLEY SANTOS/AGÊNCIA ESTADO

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *