Horário de verão não volta este ano; Ministério de Minas e Energia vê mudança desnecessária
Apesar do desejo de parte da população, o horário de verão não será retomado em 2023. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia na tarde desta sexta-feira (22), em nota enviada ao Hoje Em Dia.
No comunicado, o Ministério informou que foi implantado um planejamento seguro desde os primeiros meses do governo, e os dados não apontaram, até o momento, a necessidade de implementação do horário de verão. No entanto, o ministério não detalhou qual foi o plano usado para embasar a decisão.
Dividindo opiniões, o tema voltou a ser discutido com mais força desde o período eleitoral de 2022, sobretudo nas redes sociais. Em uma enquete realizada em novembro do mesmo ano, o à época presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou a questão em pauta. Na ocasião, 69% dos votos foram favoráveis ao retorno.
(Reprodução Redes Sociais)
O horário de verão foi realizado pela última vez em 2018, no governo do presidente Michel Temer (MDB). Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro extinguiu o horário sob alegação de que as mudanças no hábito de consumo de energia tornaram a prática desnecessária.
Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão surgiu como uma estratégia para reduzir o consumo de energia por meio do aproveitamento da iluminação solar.
Fonte: Itatiaia