Saia da “Zona de Conforto” – por Antero Costa Filho
É muito importante O QUE se diz, mas mais importante é COMO se diz.
A assertividade é uma habilidade que pode fazer toda a diferença na nossa qualidade de vida compartilhada, no nosso bem-estar no aqui-agora e na nossa felicidade! Assertividade é: “com equilíbrio emocional, expor nossas ideias, de maneira firme, direta, com clareza, objetividade e transparência, sem causar constrangimentos”. Diálogo respeitoso, verdadeiro e confiável! Coisa de pessoas sábias!
Toda conquista grandiosa começou a partir da simplicidade de uma ideia. “É preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença.” Não precisamos ser perfeitos, basta fazermos a diferença, saindo da nossa “Zona de Conforto”!
A “Zona de Conforto” é a situação “mental” em que nos encontramos. É o local onde todas ou boa parte de nossas ações, pensamentos, sentimentos e comportamentos não causam medo, angústia, ansiedade, depressão, insônia ou qualquer risco funcional ou vital. É onde você se sente “seguro”. É um estado mental onde nos sentimos seguros, sem qualquer ameaça! É uma ilusão, por acharmos que a constância do nosso comportamento, garantirá estabilidade em tudo; porém, ficamos limitados pela inflexibilidade ilusória do comodismo!
• Executamos nossos trabalhos de forma mecânica!
• Recusamos propostas melhores de trabalho, por medo de arriscar!
• “Quem dorme no ponto perde o ônibus!” (Era o último. …)
• Vemos, mas não enxergamos. …Ouvimos, mas não escutamos. …
• Agimos instintivamente, desonrando os seres humanos intuitivos!
Situações como essas acontecem com frequência quando estamos na “Zona de Conforto e temos medo de abandoná-la”. O tempo corre solto para todos nós, não nos espera, não nos cobra nada, mas, costuma dar troco! A máquina biológica envelhece!
Se nos identificamos com algum dos exemplos acima, algo tem de ser feito! Sair da zona de conforto e se desafiar, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional é essencial para continuarmos vivos, “vivenciando a vida”!
Vida é existência! É o estado de atividade incessante, dinâmica e flexível, comum aos seres organizados. O cérebro humano é extraordinário e capaz de muito mais do que se imagina. Uma das partes mais importantes dele é o lobo frontal, que tem como funções de maior destaque a fala fluente, a tomada de decisão, o planejamento e a formação da personalidade.
mas contextuais! Sair da “Zona de Conforto” (estagnante) é opcional! Dar o primeiro passo nem sempre é fácil, mas é essencial para nossa adaptação às mudanças socioculturais.
Ensine seus descendentes o perigo encoberto nas “Zonas de Conforto”. Aguardente é bom, mas pode ser ruim se não soubermos degustar! Excesso de “Z.C.” ‘intoxica’, ‘cria tolerância’ e ‘dependência’ (vicia!).
Quando estamos na zona de conforto, nós temos a falsa sensação de estabilidade e segurança pelo comodismo da mesmice! Deixa como está; se mexer estraga!
Infelizmente muitos compartilham desta ideia e sonham com a “Z de C”! Além de levarem muito a sério a lei brasileira: “Lei de Gerson”!
Sem o menor esforço, querem levar vantagem em tudo!
O III milênio está globalizado, instantâneo, egocêntrico, egoísta, corrupto e surpreendente. Nós, fingindo de morto! Desnorteados e desfocados!
Apesar de parecer um lugar bom de estar, (é pura ilusão); “permanecer sempre na zona de conforto impede nosso crescimento” pessoal, profissional, intelectual ou mesmo de “Qualquer Estabelecimento” sob nossos cuidados!
Com “CRIATIVIDADE” podemos obter energias limpas. …
Autoconhecimento, com autoestima, depende de sair da zona de conforto e ir à luta. Embarcar no desconhecido, enfrentando nossas inseguranças emocionais (medo), é o grande diferencial das pessoas probas e assertivas. Abertas ao desconhecido, sabiamente mudam de opinião e enfrentam as adversidades, modulam positivamente “as coisas”.
Não podemos ter medo de arriscar e de viver novas experiências, pensando sempre nessas situações como uma oportunidade de evoluir e ser melhor a cada dia para você mesmo, e, para nossos semelhantes.
Nunca desista de nunca desistir!
Somos o que sentimos, pensamos, falamos e fazemos! Seres humanos temos o livre-arbítrio (relativo) para fazer escolhas. Estas terão consequências imediatas e tardias! Honre o ser humano que somos!
Assim, não vamos chegar a lugar algum!
Ao perceber que estamos numa ilusória “Bolha de Proteção”, ironicamente chamada de “Zona de Conforto”, devemos furar esta bolha, permitindo nosso crescimento. Nossa primeira “bolha” de proteção tem nome: “Útero”! Esta bolha, furaram para nós! As demais nós seremos os responsáveis. …se desejarmos crescer como seres humanos! Viver a vida, e adaptar aos diferentes contextos, modulando nossos comportamentos. …
O medo do desconhecido é nosso pior inimigo! Quanto antes crie coragem para sair à luta. Arriscar é viver! (Ou casa, ou compra uma bicicleta!) Indecisão na vida, pode nos levar até à morte!
Oportunidades são democráticas, mas contextuais! Sair da zona de conforto (estagnante) é opcional! Dar o primeiro passo nem sempre é fácil, mas é essencial para nossa adaptação às mudanças socioculturais.
👇 Dicas! (Amigos/psicólogos/psiquiatras/vivências. …)
• Faça sua ‘autoavaliação’ (se necessário, peça ajuda!)
o Estou satisfeito com a minha vida?
o Me sinto bem no meu trabalho atual?
o A relação com a minha família é boa?
o Quais são as coisas que eu gosto de fazer?
o O que impede o meu crescimento?
o Que atitudes eu tenho que podem ser evitadas?
o Que novos hábitos eu posso incluir na minha rotina?
• Inspire-se em alguém (ou em alguma coisa. …)
• Espante seus medos (muitos são ilusórios)
• Escute seu cérebro, mas antes consulte seu coração!
• Inspire-se em “Exemplos” e com criatividade, seja melhor que o ‘copiado’! isso se chama ‘Plágio Criativo’!
• Gerencie suas emoções, são elas que dão colorido nas suas obras. …
• Estabeleça planos de ação! (Ordem e Progresso!)
• Tenha “foco/força/fé” nas suas metas. …
• Nunca desista de não desistir!
• Queremos, podemos e devemos ligar a chave! Amém!
• Amplie seus conhecimentos. Converse com pessoas sábias!
• Alie-se às I.A. e seja grato pelos progressos tecnológicos!
• “Crie o seu marketing pessoal” coisa natural no mundo robotizado!
• Orgulhe-se do seu caráter. Saia à luta com “foco/força/fé” em você!
• Aceite as críticas construtivas, agradeça as ajudas externas e saiba escutar (ajuda interna) seu cérebro pedindo ajuda ao coração!
• “Todos somos inteligentes para sair de um buraco, que um sábio jamais cairia!”
o Inteligências inatas (8 diversas + emocional + artificial)
o Sabedoria assimilada transcendente (pela oração pedindo a Deus). Muitas vezes perdemos sabedorias ao adquirirmos conhecimentos. …