Após onda de calor, últimos dias de setembro e o início de outubro devem ter chuva frequente no Sudeste
Após a onda de calor que ainda atinge o Brasil, o instituto MetSul Meteorologia prevê chuva para o Centro-Oeste e o Sudeste nos últimos dias de setembro e nos primeiros de outubro. “A chuva aumenta em grande parte do Brasil nos próximos dez dias à medida que gradualmente começa a transição para o final da estação seca que tem seu auge no inverno para o período mais chuvoso do ano no Centro do país entre o final da primavera e o começo do outono”, informou o instituto.
Conforme o MetSul, há indicativo de chuva no período em grande parte do território brasileiro e em muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste que vinham sob tempo muito seco e calor extremo com máximas acima de 40º C.
O MetSul destaca ainda que o avanço de uma frente fria, associada a um ciclone que se formará na costa do Brasil, ajudará a aumentar a umidade sobre o Centro-Oeste, o que somado ao calor gerará nuvens de chuva todos os dias na região com pancadas localmente fortes e temporais isolados de vento e raios. Os maiores volumes de chuva no período são previstos para os estados do Mato Grosso e Goiás.
“É o mesmo quadro que deve levar a um aumento da chuva também no Sudeste do Brasil. Um incremento na presença de umidade sobre a região com o deslocamento de uma frente fria, que vai organizar maior vinda de ar tropical quente e úmido da Amazônia, trará chuva irregular na maior parte do Sudeste neste fim de setembro e no começo de outubro”, destacou.
O instituto destaca ainda que a chuva neste fim de setembro e no início de outubro ocorrerá todos os dias no Sudeste, mas não significa que vai chover todos os dias numa cidade em particular. As precipitações tendem a ser dispersas, embora alcançando um grande número de localidades. Em alguns pontos, a chuva pode ser por vezes intensa acompanhando temporais. O Norte de Minas Gerais é que deve ter pouca chuva no período e seguir extremamente quente.
Fonte: Itatiaia