• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Sensor de pressão de pneus: Como funciona a tecnologia?

Redação3 de outubro de 20235min0
pneu-vazio-1024x747
Entenda as diferenças entre TPMS e iTPMS e saiba como esse recurso beneficia motoristas

A indústria automobilística está sempre buscando maneiras de melhorar a eficiência e a segurança dos veículos, e um dos recursos mais recentes nessa busca é o sensor de pressão de pneus.

O sensor de pressão de pneus é conhecido por suas siglas TPMS e iTPMS, e vamos esclarecer as diferenças entre eles. Esses sistemas, embora compartilhem um objetivo semelhante, operam de maneira distinta e podem gerar dúvidas entre os motoristas.

TPMS: Monitoramento direto

O TPMS, ou monitoramento direto da pressão dos pneus, emprega sensores individuais montados nas rodas, na região das válvulas. Esses sensores medem com precisão a pressão dos pneus e, em alguns casos, a temperatura.

As informações são transmitidas a um módulo de controle e exibidas no quadro de instrumentos do veículo. Isso permite que o motorista acompanhe em tempo real a pressão exata de cada pneu.

As vantagens do TPMS incluem precisão máxima e a capacidade de monitorar cada roda com exatidão. O motorista só precisa se preocupar em calibrar os pneus regularmente, no máximo a cada 15 dias.

Sensor de pressão dos pneus pode evitar com que ele se furem mais facilmente

Caso o sistema detecte pressão abaixo do mínimo estipulado pelo fabricante, um alerta visual e sonoro, representado por uma luz-espia amarela com um ponto de exclamação (!), é emitido.

No entanto, o TPMS tem desvantagens, como maiores custos de instalação e reposição, além de uma bateria com vida útil estimada de 5 a 10 anos. Além disso, a troca de pneus requer atenção para informar à central eletrônica do veículo o novo posicionamento das rodas.

iTPMS: Monitoramento indireto

O iTPMS, ou monitoramento indireto da pressão dos pneus, é uma opção mais acessível que não utiliza sensores individuais nos pneus. Em vez disso, ele lê a rotação das rodas com base nos sistemas ABS (Antitravamento dos Freios) e/ou ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

Quando um dos pneus gira mais rápido do que os outros em linha reta, o sistema indica menor pressão devido ao menor raio dinâmico do pneu vazio.

As vantagens do iTPMS incluem custos de implementação mais baixos e menores despesas de manutenção, já que não requer sensores individuais de pressão. No entanto, ele não fornece informações individuais sobre a pressão dos pneus e exige um reset do sistema após cada verificação de pressão para funcionar corretamente.

Aos policiais, o suspeito afirmou que tinha ingerido bebida alcoólica momentos antes do ocorrido

Maior segurança e eficiência na estrada

O sensor de pressão de pneus é uma tecnologia valiosa para motoristas, proporcionando maior segurança e eficiência. Ao entender as diferenças entre TPMS e iTPMS, os condutores podem escolher o sistema que melhor se adapta às suas necessidades.

Manter a pressão adequada dos pneus não apenas reduz o risco de acidentes, mas também pode economizar combustível e prolongar a vida útil dos pneus. Portanto, é uma ferramenta importante para todos os proprietários de veículos.

Fonte: O Tempo

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *