Veja como ter conta Gov.br ouro ou prata para participar do Desenrola Brasil
O programa Desenrola Brasil, que foi aprovado pelo Senado Federal na última segunda-feira (2), inicia uma nova etapa. Agora, o programa terá foco na renegociação de dívidas de brasileiros que ganham até dois salários mínimos por mês ou que estão inscritos no CadÚnico, que identifica famílias de baixa renda.
Se na fase anterior as renegociações eram diretamente com os bancos, agora os acordos serão fechados na plataforma do Governo Federal, já que envolve vários credores, incluindo lojas e fornecedoras de serviço. Por isso, será necessário ter a conta Gov.br nos níveis Ouro ou Prata.
Como ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro?
- Visite o site ou o app do serviço (disponível para Android e iOS).
- No aplicativo, clique em “Entrar com gov.br“. No site, a opção é “Criar conta gov.br“.
- Insira seu CPF e selecione “Continuar”.
- Leia os termos do serviço, aceite-os e clique em “Continuar”.
- Para confirmar a identidade do usuário, uma opção é usar a conta bancária — se não quiser usar essa informação, escolha “Tentar de outra forma”.
- O sistema vai apresentar perguntas pessoais — como nome dos pais, data de nascimento ou última empresa em que trabalhou — com múltiplas opções de resposta. Marque as corretas e clique em “Continuar”.
- Em seguida, verifique se os dados pessoais apresentados estão corretos e selecione “Continuar”.
- Escolha entre e-mail ou celular o método de contato a ser usado para validar o cadastro. Insira a informação e escolha “Continuar”.
- Informe o código de confirmação recebido e clique em “Continuar”.
- Crie uma senha de pelo menos oito dígitos com números, letras maiúscula e minúscula, e caracteres especiais. Vá a “Continuar”.
- Pronto! Agora, sua conta gov.br está criada.
- Selecione “Concluir” para fechar janela de cadastro e ir ao menu principal do portal.
Para impedir fraudes, o sistema pode confirmar a identidade do usuário de diferentes formas e definir o nível de segurança da conta. São três opções: bronze, prata e ouro. Quanto mais informações de verificação são adicionadas, mais alto o nível.
Durante o registro no site, por exemplo, quem não faz a verificação da conta bancária, por exemplo, fica com uma conta bronze. Para passar para o nível prata, é preciso:
- incluir o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- confirmar dados pela conta bancária;
- validar o acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) — para servidores públicos federais.
Aqueles que quiserem atingir o nível ouro devem:
- adicionar reconhecimento facial no app para conferência com a Justiça Eleitoral;
- fazer a validação com certificado digital.
Os serviços disponíveis para contas com níveis prata e ouro são os mesmos. A diferença é o grau de segurança: enquanto o prata tem grau “Alto” de segurança, o ouro atinge o nível máximo de proteção.
(Com informações de Agência Brasil)
Fonte: Itatiaia