Terra registra maior tempestade solar da história; entenda
Uma equipa internacional de cientistas descobriu um enorme aumento nos níveis de radiocarbono, há 14.300 anos, ao analisar anéis de árvores antigas encontradas nos Alpes franceses. O pico foi causado por uma enorme tempestade solar, a maior já identificada na história da Terra. O resultado da pesquisa foi divulgado nessa segunda-feira (9).
“Uma tempestade solar semelhante hoje seria catastrófica para a sociedade tecnológica moderna – potencialmente destruindo os sistemas de telecomunicações e de satélite, causando enormes apagões na rede eléctrica e custando-nos milhares de milhões de libras”, detalha a pesquisa feita pela Universidade de Leeds.
A pesquisa, realizada por uma equipe internacional de cientistas, foi publicada nessa segunda-feira (9) na revista The Royal Society’s Philosophical Transactions A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences e revela novos insights sobre o comportamento extremo do sol e os riscos que ele representa para a Terra.
Uma equipe de pesquisadores do Collège de France , CEREGE , IMBE , Universidade de Aix-Marseille e Universidade de Leeds mediu os níveis de radiocarbono em árvores antigas preservadas nas margens do rio Drouzet, perto de Gap, no sul dos Alpes franceses.
“Os troncos das árvores, que são subfósseis foram cortados em pequenos anéis de árvores individuais. A análise destes anéis individuais identificou um aumento sem precedentes nos níveis de radiocarbono que ocorreu precisamente há 14.300 anos”, detalha a pesquisa.
Os investigadores dizem que a ocorrência de tempestades solares semelhantes, hoje, pode ser catastrófica para a sociedade tecnológica moderna, potencialmente destruindo as telecomunicações, os sistemas de satélite e as redes eléctricas – e custando-nos milhares de milhões de libras. Alertam que é fundamental compreender os riscos futuros de eventos como este, para nos permitir preparar, construir resiliência nos nossos sistemas de comunicações e energia e protegê-los de potenciais danos.
Tempestades solares extremas podem ter enormes impactos na Terra. Essas supertempestades podem danificar permanentemente os transformadores das nossas redes elétricas, resultando em apagões enormes e generalizados que duram meses.”
Fonte: Itatiaia