Mulheres no Agronegócio- CNMA
A 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio-CNMA, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, reuniu mais de três mil produtoras de todo país. O tema “Dobrar o Agro de tamanho com sustentabilidade: A Marca Brasileira” foi apresentado em palestras e debates nos três palcos do evento. O tripé segurança alimentar, segurança energética e segurança ambiental foram abordados por profissionais de diversas áreas e reforçou o papel das mulheres do agro como líderes conscientes da necessidade de diálogo e aperfeiçoamento dessas bases.
Do Sudoeste de Minas participaram as produtoras Marisa Contreras, de Areado, e Juliana Paulino da Costa Mello, de Monte Santo de Minas. Marisa levou o seu case de sucesso para o palco do CNMA sobre a implantação do relatório de ESG na sua propriedade. O projeto desenvolvido em parceria com Business Scholl Fia (USP), Corteva e ABAG foi um dos elos de transformação da forma de gerenciar a propriedade e transformou também a sua vida.
Juliana, que participou do evento pela primeira vez como produtora ( já participara anos anteriores como advogada), destaca que o evento é importante para a troca de informações.”Com a troca de experiências é possível identificar problemas iguais pelas quais passamos, as dificuldades que vivenciamos no setor por sermos mulher. Essas experiências nos dão forças e exemplos de como resolver questões do dia a dia na fazenda. Sobre os temas apresentados, Juliana destaca a sustentabilidade e a sucessão familiar. ” Eu tenho duas filhas, então eu tenho que fazer a sucessão para duas mulheres, Eu espero que elas tenham mais suporte e sofram menos nas tomadas de decisões do que eu. É preciso preservar a terra e melhorar o que a vamos deixar para as gerações futuras. Eu quero deixar uma terra melhor do que eu recebi”.