Como fazer faxina: dicas para organizar a rotina de limpeza
Já adiou a faxina para evitar estresse? Só de pensar em tirar manchas e arrastar móveis já dá uma canseira. Entretanto, esse momento não precisa ser desesperador. Você pode aproveitar a ocasião para fazer mudanças, liberar espaço e deixar tudo do seu jeitinho. Confira truques para limpar a casa, dicas que te ajudarão a otimizar seu tempo, cronograma e tutoriais.
O que é faxina?
A faxina é um processo de limpeza mais profundo e abrangente. Envolve tarefas que, geralmente, não recebem tanta atenção nos afazeres cotidianos. Pode ser realizada em intervalos espaçados e em graus diferentes, por exemplo, 1 vez por semana (faxina rápida), mensalmente (faxina completa), anualmente (faxina de fim de ano).
A limpeza comum envolve uma rotina regular, com atividades diárias e semanais. Entre as tarefas básicas, estão varrer, tirar o pó e lavar a louça Entretanto, o pó acumula nos cantinhos, os armários ficam bagunçados e as janelas mancham. Esses são sinais que a casa está pedindo uma faxina. Dependendo do seu ritmo e sua intenção, a limpeza detalhada pode levar várias horas ou um dia inteiro. No próximo tópico, veja como otimizar seu tempo.
Como fazer uma faxina rápida
A faxina rápida é uma ótima forma para evitar o acúmulo de afazeres. Você conserva a casa limpinha e organizada. Para isso, tenha os produtos de limpeza adequados e eletrodomésticos que aceleram o processo. Acompanhe as dicas:
Limpeza de superfícies principais: passe um pano úmido em todas as superfícies principais, como mesas, balcões e bancadas. Use um limpador multiuso ou uma solução de água e vinagre para limpar.
Varredura ou aspiração: varra ou aspire todas as áreas com piso, incluindo sala, quartos, cozinha e banheiros. Certifique-se de alcançar cantos e áreas debaixo de móveis.
Limpeza de pisos lave os pisos com esfregão ou passe pano úmido. Use um detergente ou limpador de piso adequado ao tipo de revestimento que você possui (cerâmica, madeira, vinil etc.).
Organização: arrume objetos espalhados e desorganizados em cada cômodo, colocando-os em seus devidos lugares. Isso inclui brinquedos, roupas e itens diversos.
Tirar o pó: passe um espanador ou pano seco sobre superfícies empoeiradas, como prateleiras, molduras de quadros e outros objetos decorativos.
A faxina rápida pode ser concluída em algumas horas, dependendo do tamanho da casa e da frequência de limpeza. Com esses passos básicos, você evita o acúmulo de sujeiras. Assim, pode demorar mais tempo para fazer uma faxina completa.
Como fazer uma faxina completa
A faxina completa envolve uma limpeza mais profunda e abrangente, que pode ser realizada em intervalos menos frequentes. Acompanhe as dicas:
Limpeza de poeira em profundidade: use um pano úmido ou espanador para limpar cuidadosamente superfícies, cantos e frestas, que podem acumular poeira, como molduras dos quadros ventiladores de teto e prateleiras altas.
Higienização de luminárias e lustres: remova as luminárias e lustres para limpeza. Lave as partes removíveis em água morna e sabão, se possível. Limpe as peças fixas com um pano úmido.
Lavagem de cortinas e persianas: lave as cortinas seguindo as instruções do fabricante. Para limpar as lâminas das persianas, use um aspirador com acessório de escova ou um pano úmido.
Lavagem de tapetes e carpetes: leve tapetes pequenos e carpetes removíveis para lavagem a seco ou profissional. Para carpetes maiores, use um limpador de carpetes ou contrate um serviço de limpeza.
Troca de roupa de cama: retire e lave lençóis, fronhas, capas de edredom e protetores de colchão. As almofadas e colchas também devem ser sacudidas e arejadas.
Limpeza de armários e gavetas: remova itens de armários e gavetas, limpe o interior com um pano úmido e seco. Em seguida, organize os armários, descartando o que você não usa mais.
Higienização de eletrodomésticos: limpe o interior e o exterior de eletrodomésticos, como geladeira, forno, micro-ondas, máquina de lavar e lava-louças. Remova prateleiras e gavetas para lavar separadamente.
Limpeza de janelas e vidros: lave as janelas internas e externas, bem como os espelhos, com um limpador de vidro. Use um pano sem fiapos para evitar manchas.
Limpeza de áreas externas: se houver pátio, varanda ou área externa, varra, limpe os móveis e lave o chão.
Desinfecção de banheiros e cozinhas: use um desinfetante adequado para limpar superfícies de alto toque, como maçanetas, interruptores de luz, torneiras, pias e áreas próximas ao vaso sanitário.
Limpeza de ralos e tubulações: despeje água quente e bicarbonato de sódio pelo ralo da pia e do chuveiro para prevenir odores e entupimentos.
Organização de itens pessoais: organize e limpe itens pessoais, como sapatos, bolsas, cintos e bijuterias. Descarte ou doe tudo o que você não usa mais.
Lembre-se de usar os produtos de limpeza adequados para cada tarefa e siga as instruções dos fabricantes. Uma faxina completa pode levar um ou mais dias, dependendo do tamanho da casa e do nível de sujeira acumulada. Entretanto, deixará o ambiente limpo, fresco e agradável.
Cronograma de limpeza da casa e faxina
Um cronograma de limpeza da casa ajuda a manter o ambiente limpo e organizado, distribuindo as tarefas de acordo com a frequência necessária.
Diária
Arrumar os quartos
Limpar a cozinha
Limpar superfícies principais
Limpar banheiros
Varrer ou aspirar
Organizar objetos
Semanal
Lavar roupas
Limpar o pó
Trocar roupa de cama
Limpar pisos
Limpar janelas e espelhos
Desinfetar áreas de alto toque, como maçanetas e interruptores
Mensal
Limpar a poeira em profundidade
Limpar e organizar armários
Limpar e desinfetar geladeira e freezer
Limpar exaustores e filtros de ar
Limpar calhas e ralos
Verificar e trocar filtros
A frequência das tarefas pode variar dependendo das necessidades específicas de sua casa e do número de moradores. O cronograma é uma diretriz geral, assim, você pode ajustá-lo de acordo com suas preferências e disponibilidade de tempo.