Como surgiu a feijoada? Historiadoras compartilham detalhes sobre origem do prato
Um dos ingredientes mais comuns na culinária brasileira é o feijão. Rico em nutrientes e prático de cozinhar, o feijão faz parte de diversos pratos tradicionais do país, como a famosa feijoada. Mas, você sabe a história por trás dessa receita?
Segundo a historiadora Carolina Figueira da Costa, mestre em alimentação e professora do Senac Minas, ela não foi interferência cultural dos escravizados africanos nas senzalas, como muitos acreditam. A inspiração vem de variações do prato em outros países, como o cassoulet francês e o cozido português.
A historiadora Paula Pinto e Silva, no seu livro ‘Farinha, Feijão e Carne-Seca – Um tripé culinário no Brasil Colônia’, lembra que cabeças, rabos e pés dos animais não eram considerados menos nobres, até porque, naquela época, ter qualquer tipo de carne na mesa era raro, inclusive para os senhores de fazenda.
No Brasil, a alimentação no período colonial era muito pobre, em razão da agricultura e transporte bastante deficiente e do alto preço dos produtos vindos de Portugal. Então, essa ideia de que esses ingredientes do porco eram desprezados e assim iam parar na panela dos escravizados é história para quem gosta de novela.
Fonte: Itatiaia