• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Vinhos do Sul de Minas com uvas Piwis recebem avaliação acima de 70%

Redação25 de abril de 20243min0
uvas-438
Colheita das uvas de origem italiana resultaram na produção de quatro vinhos brancos e quatro vinhos tintos

A produção de vinhos com uvas Piwis está sendo testada no Sul de Minas Gerais pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). A colheita das uvas de origem italiana resultaram em quatro vinhos brancos e quatro vinhos tintos, que passaram por uma avaliação sensorial neste mês.

No final de 2023, as videiras de oito dos híbridos testados tiveram suas primeiras colheitas, que resultaram em quatro vinhos brancos: Sauvignon Kretos; Sauvignon Rytos; Fleurtai e Soreli. Também foram produzidos quatro vinhos tintos: Cabernet Eidos; Cabernet Volos; Merlot Khantus e Merlot Khorus.

Divulgada nesta quarta-feira (24) a avaliação sensorial envolveu 21 degustadores de diferentes perfis, incluindo pesquisadores; técnicos; viticultores e consumidores. O painel conferiu a nota global superior a 70% para os vinhos do Sul de Minas.

‘As uvas Piwis tem alcançado destaque no setor vitivinícola, não somente pela resistência aos patógenos, mas também pela notoriedade dos seus vinhos, que apresentam, muitas vezes, perfil similar aos vinhos das suas progenitoras, como as tradicionais Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Pinot Noir’, explica a pesquisadora da EPAMIG Claudia Souza, que coordena o trabalho, juntamente com a equipe de pesquisa do Campo Experimental de Caldas.

O projeto que teve início em outubro de 2021, tem o apoio financeiro da Fapemig.

Uva Piwi

Piwi é uma abreviação termo alemão ‘Pilzwiderstandsfähige’ para resistência às doenças. No Brasil, assim como na Europa, essas variedades estão registradas no Ministério da Agricultura como Vitis vinífera.

Segundo a pesquisadora da Epamig, trata-se de uma nova geração de híbridos europeus, obtidos por retrocruzamentos e seleção assistida por marcadores moleculares, que apresentam mais de 85% de genes da espécie Vitis Vinifera, a qual pertencem as variedades de uvas utilizadas para elaboração de vinhos finos.

A primeira colheita das uvas Piwis no Sul de Minas, foi bem produtivas, com rendimento variando de 1kg a 3kg por planta, informou a pesquisa.

Fonte: Itatiaia

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *