Enem 2024: Inep divulga edital; veja o período de inscrições e data da prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-fera (13) o edital do Enem 2024. As provas acontecerão no dia 3 e 10 de novembro e as inscrições devem ser feitas entre os dias 27 de maio e 7 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85.
A prova é uma das principais portas de entradas para milhões de brasileiros no ensino superior, seja por meio do Sisu, do Fies ou do Prouni. No primeiro dia do exame serão aplicadas as provas de Redação, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Veja o cronograma completo do Enem 2024
- Inscrições: 27/05 a 7/06
- Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 27/05 a 12/06
- Dia das provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito: 20 de novembro
- Resultado: 13 de janeiro de 2025
Confira o horário das provas
- 1º dia: 13h30 às 19h
- 2° dia: 13h30 às 18h30
Como fazer as inscrições?
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser feitas na Página do Participante, os candidatos deverão utilizar o acesso gov.br para acessá-la.
Como posso entrar na faculdade com a nota do Enem?
Sisu
O Sisu é o processo seletivo utilizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para distribuir as vagas nas instituições publicas de ensino superior d todo o Brasil. Nele os candidatos são avaliados pela média da nota do Enem e são selecionados aqueles que possuem um desempenho maior do que as notas de cortes das universidades. Em 2023, a menor nota de corte no Sisu foi de 569,62 – portanto, alunos que tiveram notas maiores do que esse valor poderiam ser selecionados para alguma vaga em instituições públicas.
No Enem de 2022, 1,01 milhão de candidatos conquistaram uma nota média acima do valor de corte do ano passado. Apesar do Sisu ainda não ter aberto as inscrições para a edição de 2024, a nota mínima do ano passado já é um bom referencial para alunos que estão considerando candidatar ao processo seletivo.
Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de 50% e 100% para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e que possuem o interesse em fazer o ensino superior em instituições particulares. No programa, os candidatos também são avaliados pela média da nota do Enem. Em 2023, a nota de corte foi de 509,42.
Na edição do Enem 2022, 1,6 milhão de estudantes tiveram um desempenho maior do que a nota de corte do Prouni do ano passado.
Fonte: Itatiaia