• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Entenda o que é stalking, qual a pena e como identificar agressores

Redação22 de maio de 20244min0
23921676512783651235
Artista plástica de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, foi presa por perseguir um médico durante cinco anos

Das telas, na série da Netflix ‘Bebe Rena’, à realidade, com o caso da artista plástica Kawara Welch, de 23 anos, o crime de stalking tem repercutido entre os brasileiros. No dia 8 de maio deste ano, Welch foi presa por praticar stalking com um médico de Ituiutaba, no Triangulo Mineiro, e na última terça-feira (21) a Justiça negou o pedido para a soltura dela.

A vítima da jovem, um médico do município mineiro que atendeu Welch, afirmou que ela já ligou mais de 500 vezes e mandou 1,3 mil mensagens em um único dia. Ele e os familiares chegaram a registrar pelo menos 40 boletins de ocorrência contra Welch entre os anos de 2019 e 2024.

O crime de Stalking, tem o nome vindo de um termo em inglês usado para denominar o ato de perseguir de forma contínua alguém, e foi promulgado no Brasil em 2021. O art. 147-A do Código Penal criminalizou a prática de perseguir pessoas forma reiterada e por qualquer meio. Conforme a lei, o sujeito que realiza tal prática ameaça a integridade física e psicológica da vítima e restringe a capacidade de locomoção e o direito a privacidade.

Em entrevista à Itatiaia o advogado criminalista Bruno Rodarte explicou que a Justiça entende que as aproximações podem ser consideradas stalking quando não se tratam mais de coincidência, mas, sim, de uma postura reiterada que está privando a pessoa de liberdade e interferindo no psicológico dela. “Esses fatos devem ser imediatamente narrados às autoridades, seja da delegacia de polícia ou mesmo em um posto policial”, esclarece.

Qual a pena prevista para o crime de stalking?

“A pena prevista para esse crime é de seis meses a dois anos e multa. Dependendo do caso, ela pode ser aumentada, principalmente quando o crime é praticado contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres”, informa.

Rodarte destaca que no caso do crime de Stalking, para ser instaurada uma ação penal contra o agressor é necessário que a vítima faça a representação na Polícia Civil. “Por isso, é importante haver a manifestação da vontade da vítima. Assim que ela perceber que esses encontros, que essas abordagens, não são normais, a vítima deve denunciar à Polícia Civil”, pontua.

‘Bebê Rena’ mineira

Kawara Welch foi presa no dia 8 de maio, na sala de aula de uma faculdade. A jovem, que se diz artista plástica nas redes sociais, é acusada de crime de stalking contra um médico de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Kawara Welch teria começado a alimentar uma obsessão pelo médico após uma consulta e tinha a expectativa de ter um relacionamento amoroso com ele. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o caso.

Fonte: Itatiaia

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *