Sobre as Conversas Boas, as Descontrações
Como é bom estar com quem agente gosta, não é verdade? Mas o que faz a presença de algumas pessoas ser algo tão especial e ao mesmo tempo ser algo tão simples que muitas vezes não notamos o grande valor daqueles momentos que passamos juntos? É, a vida é realmente cheia de bons presentes, mas infelizmente somos, em maioria, tendenciados a enxergar mais as coisas ruins do que as coisas boas, não é mesmo?
A amizade é algo valioso e é o que nos torna mais humanos e felizes. Ter bons amigos é ser literalmente uma pessoa abençoada. Você se sente grato (a) à vida por poder ter bons amigos? Se sim, que coisa boa. Se não, tudo ou quase tudo na vida pode ser mudado.
Nós precisamos sempre manter boas relações, ou seja, manter relações sadias para que sejamos pessoas sadias e felizes. Pois o ser humano é um ser de relação. Isso significa que precisamos nos relacionarmos para poder continuarmos sentindo-nos como seres humano.
Como está seu círculo de amizade? Qual a qualidade de suas relações com as outras pessoas? Essas perguntas parecem serem banais, mas elas nos fazem situarmos onde estamos e como estamos. Pois não somos somente o que vivemos interiormente, mas o exterior também fala muito sobre quem somos. Claro que o nosso interior é a essência do que somos, mas as nossas relações com os outros também aperfeiçoam o nosso interior. É como uma via de mão dupla.
É por isso que, como psicanalistas, entendemos que as relações e as experiências vividas em nossa infância têm forte influência sobre quem nós somos. E essas experiências vividas com as pessoas que passaram por nós nessa fase da vida têm influência nas nossas relações com as pessoas que convivemos no presente. Mas isso não é algo matemático e pode ser mutável.
Por isso, entendemos que pessoas que não conseguem conversar sobre coisas banais da vida, não conseguem ser felizes completamente, pois a conversa solta é fruto da mente sadia. Claro que se a pessoa somente fala de coisas furteis também não é uma pessoa que está em um estado sadio, se assim podemos dizer. Tem que existir o equilíbrio. Isso vale até para relações profissionais, pois quem é equilibrado nesse sentido é capaz de criar laços de confiança com as outras pessoas.
Não deixe de ter momentos descontraídos em sua vida, pois nós precisamos disso. Para sermos pessoas verdadeiramente maduras temos que nos entendermos como seres humanos. E como seres humanos, temos que vivermos momentos distintos, ou seja, hora falar e viver de modo mais formal, ou seja, sério; e hora viver de modo mais solto, ou seja, viver descontraidamente.
Isso é algo que podemos até observar em nossos relacionamentos com nossos familiares. Imagine uma família que não tem momentos de descontração. Essa família é um lugar sem aconchego e sem amor, não verdade?
Essas colocações, que foram postas neste artigo, são importantes para entendermos que somos seres inacabados e que sempre precisaremos ajustar algo em nossas vidas, pois isso é ser gente, é ser humano.
Se você consegue manter boas relações com as pessoas, continue assim e seja feliz. E viva bons momentos descontraídos.