• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Dia do Homem: falta de higiene adequada é uma das principais causas do câncer de pênis

Redação15 de julho de 20244min0
hospital-32582
De 2013 a 2022 foram registrados quase vinte mil casos da doença

Dados do Ministério da Saúde mostram que o câncer de pênis é responsável por 2% dos tipos de câncer que afetam os homens, no Brasil. De 2013 a 2022 foram registrados quase vinte mil casos da doença e, quase seis mil pessoas tiveram o órgão amputado devido à gravidade do câncer.

O médico oncologista Flávio Cárcano, do Grupo Oncoclínicas, explica que existem várias causas do câncer de pênis, a principal, é a falta de higiene do órgão. “São fatores de risco associados à doença a obesidade, o uso do cigarro cronicamente, as infecções por alguns vírus, onde a gente se destaca a infecção pelo vírus HPV, que é o papiloma vírus humano, que é o mesmo vírus que é associado ao desenvolvimento do câncer de colo de útero. Pacientes também que têm infecções pelo vírus HIV, principalmente ainda sem um bom controle dessa infecção, também estão sob o maior risco no desenvolvimento do câncer de pênis. Mas a causa principal é a questão do cuidado de higiene adequada com o pênis,”, alerta.

Sintomas

O oncologista explica os principais sintomas do câncer de pênis e como eles se apresentam. “A doença se apresenta como uma nodulação que pode estar acometendo a glande, popularmente conhecida como a cabeça do pênis, pode acometer a transição entre a glande e o corpo do pênis, que é aquele suco bálano prepucial, ou até mesmo o prepúcio, que é a pele que cobre o pênis. Então, essa apresentação varia. O que chama atenção é uma nodulação que pode se formar nessas regiões e pode ulcerar, ou seja, formando feridas e dando condições para infecções secundárias. Muitas vezes os pacientes notam ou se alarmam mais quando a infecção secundária vem por conta da ulceração da ferida. Essas lesões costumam não doer muito e se apresentam dessa forma. E quando a gente está já pensando em uma doença um pouco mais avançada, podem surgir também as ínguas, principalmente na região da virilha. Um aumento dos linfonodos, as popularmente conhecidas ínguas, nessa região da virilha, podem estar associadas à disseminação da doença ou até mesmo a uma inflamação secundária ao desenvolvimento desse processo no pênis”, destaca.

Tratamento

“O tratamento da doença com intenção de curar vai desde uma ressecção da lesão, preservando o órgão, o que infelizmente tem sido uma situação de exceção, até mesmo uma amputação parcial ou total do pênis. Junto disso pode ser feita também a ressecção dos linfonodos da virilha, que a gente chama de esvaziamento inguinal, como parte de uma intenção curativa da doença. Já na doença avançada, a quimioterapia tem um papel determinante”, explica médico oncologista Flávio Cárcano, do Grupo Oncoclínicas.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *