• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Estudo indica que fazer caminhada pode melhorar as dores na lombar; entenda

Redação19 de julho de 20242min0
corrida-caminhada-4358
O estudo levou em conta 701 adultos australianos com 18 anos ou mais

Fazer caminhadas regularmente pode ajudar a diminuir as dores na lombar, segundo um estudo publicado na revista The Lancet no mês passado. A pesquisa, realizada entre adultos australianos, apontou que a combinação de caminhada e educação é uma alternativa eficaz para reduzir as dores nas costas.

De acordo com o médico Daniel Oliveira, ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) de Belo Horizonte, dor na lombar nada mais é do que uma dor na região inferior da coluna vertebral, entre a última costela e a prega glútea. “É uma condição altamente prevalente, podendo ser aguda ou crônica, e afeta milhões de pessoas no mundo todo”, explicou.

Esse incômodo pode ser causado por vários fatores, como sedentarismo, má postura, levantamento inadequado de peso, obesidade, estresse e problemas na coluna. O especialista explicou que as caminhadas promovem a mobilidade, fortalecem a musculatura paravertebral e melhoram a circulação sanguínea na lombar, dessa forma, o risco de recorrência da dor nas costas é reduzida. Além das caminhadas, para evitar a dor na lombar, é preciso manter uma postura correta, evitar excesso de peso e adotar técnicas adequadas quando levantar objetos.

O estudo, que levou em conta 701 adultos australianos, com 18 anos ou mais, recomenda que as pessoas façam caminhadas cinco vezes por semana, com duração de, pelo menos, 30 minutos por sessão.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *