• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Mais de 15 mil casos de violência contra idosos foram registrados neste ano em MG

Redação23 de julho de 20243min0
idoso-3666974
Dados levam em conta o período entre janeiro e maio deste ano; valor é 2,32% maior que o mesmo período de 2023

Minas Gerais registrou mais de 15 mil casos de agressões contra idosos somente entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O valor é 2,32% maior que o mesmo período de 2023, que já havia registrado aumento de 10% em relação a 2022.

Para o coordenador da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Estêvão Machado de Assis Carvalho, são vários os fatores que elevaram a quantidade de casos de violência contra idosos.

“O que eu acho que contribui para esse aumento de denúncias é, em primeiro lugar, o aumento do número de idosos. O Brasil está envelhecendo, então a gente cada vez mais tem uma parcela da população dentro da de idosos. O segundo fator é uma conscientização das pessoas quanto à obrigação de denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. […] Nos últimos tempos, tem também o fator da pandemia, que colocou as pessoas dentro de casa. Então o agressor estava mais próximo do idoso e isso também contribuiu”, explicou.

De acordo com o levantamento, o número de homens idosos agredido é maior que o de mulheres idosas, neste período de janeiro até maio. No total, foram mais de 11.600 vítimas do sexo masculino e quase 3.700 do sexo feminino. Quanto aos agressores, a faixa etária fica entre 35 a 64 anos de idade.

Segundo a presidente da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Patrícia Novais Calmon, a maioria dos casos de violência acontece dentro de casa, com pessoas da própria família. “É o que a gente chama de violência intrafamiliar. Em muitos casos, quem é a pessoa que mais comete violência contra idosos é o próprio filho ou filha”, afirmou.

Um balanço da Operação Virtude, do Governo Federal no combate à violência contra idosos, mostrou que foram mais de 7740 denúncias apuradas via Disque 100. Ao todo, foram registrados 11.621 boletins de ocorrência e 17.823 procedimentos policiais foram instaurados.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *