Após inverno ter temperaturas acima da média, fim de julho será marcado por frio no Sul e Sudeste
Depois de dias de calor e temperaturas acima da média para o inverno, uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. De acordo com MetSul, entre os dias 28 e 31 de julho, os termômetros devem registrar uma queda acentuada de temperatura, porém o frio não será tão intenso.
A massa de ar frio avança da Argentina e Uruguai em direção ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e depois segue rumo aos estados da região sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito.
Ainda segundo a previsão, a queda de temperatura será acompanhada de rajadas de vento moderadas e chuva.
Na região Sul do Brasil, as temperaturas podem ficar abaixo de zero em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados, no Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul Catarinense. A previsão é que os termômetros registrem marcas negativas no final da madrugada dos dias 30 e 31 de julho.
Já no Sudeste, o frio deve ser breve e não irá demorar a fazer calor na região. Em São Paulo, as temperaturas devem diminuir a partir da madrugada de segunda-feira (29), atingindo o mínimo na terça (30). De acordo com o MetSul, a massa de ar frio derrubará principalmente a temperatura durante o dia. A noite não deve ser mais fria do que o que já vinha sendo registrado.
No Rio de Janeiro, a queda da temperatura também será sentida a partir de segunda e deve durar até quarta. Na capital fluminense, ainda estão previstas rajas de vento moderado e chuva entre terça e quarta.
Fonte: Itatiaia