Menino brasileiro de 7 Anos descobre asteroide que pode atingir a Terra; conheça

Redação26 de julho de 20243min0
3492473793297234
Arthur Ruiz, membro da Associação Mensa Brasil, faz descoberta astronômica notável ao identificar asteroide na órbita de Marte. O objeto pode ser nomeado por ele após anos de análise

Um jovem prodígio brasileiro de apenas 7 anos, Arthur Ruiz, fez uma descoberta astronômica significativa ao identificar um asteroide na órbita de Marte que pode, em milhões de anos, cruzar o caminho da Terra. A descoberta foi realizada como parte do trabalho da equipe Theta Mensae, da Associação Mensa Brasil, da qual Arthur é membro.

Arthur, junto com outros quatro jovens talentos — Bernardo Leitão Teixeira (Fortaleza, CE/7 anos), Benício Zenha (Goiânia, GO/6 anos), Alexandre Franchini Woo (São Paulo, SP/8 anos), Paulo Augusto Tomadon (Cotia, SP/8 anos) e Vitor Sena Ramos (Belo Horizonte, MG/9 anos) —, participou da análise das imagens enviadas pelo IASC/NASA. O grupo analisa dados de imagens capturadas pelos telescópios PANSTARRS 1 e 2, localizados no Havaí.

A descoberta do asteroide, agora designado provisoriamente como ‘2024 JB 29’ pela União Astronômica Internacional (IAU), foi recentemente oficializada e publicada nos sites do Minor Planet Center (Harvard/Smithsonian) e do NASA Astrophysics Data System. O próximo passo é um período de análise que pode levar entre três a cinco anos, durante o qual a órbita do asteroide será traçada e medidas adicionais serão realizadas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu uma live para celebrar a descoberta, contando com a participação do Dr. Patrick Miller, fundador do IASC/NASA. Durante a transmissão, Maria Beatriz de Andrade, coordenadora do programa Caça Asteroides da Mensa Brasil, destacou que Arthur terá a oportunidade de nomear o asteroide, já que a observação inicial foi feita por ele.

O Programa Caça Asteroides, uma colaboração entre o MCTI e o IASC/NASA, com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Observatório Nacional (ON), envolve cidadãos em atividades de pesquisa científica. Este programa permite que pessoas comuns, como os membros da equipe Theta Mensae, contribuam para a identificação e análise de asteroides e outros objetos celestes.

Arthur Ruiz, residente em Ourinhos, SP, demonstrou habilidades excepcionais desde cedo. Aos 2 anos, ele já mostrava interesse por astronomia e começou a ler e escrever antes dos colegas. Avaliado como superdotado aos 6 anos, Arthur possui um QI de 150 e continua a impressionar com seu interesse por português, matemática e, especialmente, astronomia.

Sua descoberta marca a segunda identificação de asteroide por cientistas cidadãos brasileiros, a primeira tendo sido feita em 2014 por alunos do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, RJ. Com apenas 7 anos, Arthur já se destaca como uma promessa brilhante no campo da astronomia.

Fonte: Itatiaia