Agendamento para emissão da carteira de identidade em MG continua com problemas: ‘Impossível’
Moradores de Minas Gerais voltam a relatar dificuldades na emissão da carteira de identidade nacional nas UAIS – unidades de atendimento integrado do Estado. Desde dezembro do ano passado, quando o novo modelo da carteira de identidade passou a ser emitido com gratuidade na primeira via, a Itatiaia vem recebendo reclamações de pessoas que não conseguem emitir o documento por dificuldades nos canais do governo de Minas.
Na internet, o assunto voltou à tona nos últimos dias com novas reclamações. Uma dessas pessoas é Marina, que não terá o sobrenome revelado. Ela não consegue emitir o documento para o filho. “Estou tentando agendar para fazer a carteira de identidade do meu filho e está impossível. Entro no sistema e nunca tem horário. Lá, tem escrito que a partir das 7h que você consegue marcar. Mas, às 7h02, já não tem horário. Conversei com várias pessoas que estão tendo o mesmo problema, não estão conseguindo marcar, gastando meses para isso, e eu preciso de um documento com foto para o meu filho”, disse.
Ângela Márcia, moradora de Sabará (Grande BH), na região metropolitana de Belo Horizonte, chegou a ficar acordada durante a madrugada na tentativa de agendar a emissão do novo RG, mas não conseguiu. “Fiquei quase um mês com o relógio despertando meia-noite. Entrava todo dia. Quando entrava 00h, estava fechado. Quando eram 00h01 apareciam preenchidas. Tentei até em outras cidades”, contou.
Em nota, a secretaria de planejamento e gestão do Governo de Minas informou que 6.000 vagas são liberadas diariamente, mas admite que a grande procura que tem feito as oportunidades se esgotarem rapidamente. A pasta ainda afirma que, em parceria com a Polícia Civil, tem feito treinamentos para ampliar o atendimento e destaca que as vagas para emissão da nova carteira de identidade são liberadas diariamente a partir das 7h e que não há necessidade de acesso durante a madrugada.
O prazo de agendamento é de 10 dias, e o atendimento pode ser antecipado caso haja vagas disponíveis. Em casos de cidadãos que precisam do documento com urgência, é preciso enviar uma comprovação no Fale Conosco na página do governo de Minas informando o motivo desta demanda emergencial.
Fonte: Itatiaia