• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Concurso de cafés quer provar que não é preciso ser grande produtor para ser campeão

Redação19 de agosto de 20244min0
concurso-cafe-18
Inscrições estão abertas até 27 de setembro nos escritórios da Emater-MG da região de Viçosa.

Um dos primeiros concursos de café realizados em Minas, o Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa, quer, claro, incentivar a melhoria na qualidade dos produtos da região. Mas mais do que isso, os organizadores querem descobrir ‘novos talentos’. O coordenador técnico regional, Deonir Dallpai, disse “muitas vezes, o agricultor não participa de concursos por ter uma pequena lavoura, embora seu produto seja de excelente qualidade. Mas nós queremos identificar essas produções excepcionais e mostrar que não é preciso ser grande para ser um campeão “, falou.

Produtores podem concorrer em dois grupos

Os cafeicultores podem concorrer em dois grupos, sendo um grupo geral e outro do Certifica Minas. Em cada grupo, os cafeicultores concorrem com as amostras em duas categorias: “Café de terras baixas” (produzidos em lavouras com altitude inferior a 900 metros) e “Café de terras altas” (lavouras com altitude igual ou superior a 900 metros). Em cada uma dessas categorias, é possível optar pela modalidade “Café natural” ou “Café Cereja Descascado”.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios da Emater-MG, localizados nos municípios da Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) de Viçosa até 27 de setembro. Os participantes podem concorrer com lotes de café Arábica da safra 2023/2024 nas modalidades: Café Natural e Café Cereja Descascado.

Quem pode participar?

Podem participar cafeicultores e familiares, cuja residência ou propriedade estejam nos municípios atendidos pela Uregi de Viçosa: Araponga, Brás Pires, Cajuri, Canaã, Catas Altas da Noruega, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guidoval, Guiricema, Lamim, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Rio Espera, São Miguel do Anta, São Geraldo, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Teixeiras, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Comissão julgadora fará análises física e sensorial

As amostras passarão por análises física e sensorial, feitas por uma comissão julgadora composta por cinco analistas sensoriais de café. Serão premiados o campeão e o vice-campeão de cada grupo (Geral e Certifica Minas), em cada categoria (terras altas e baixas) e em cada modalidade (Natural e Cereja Descascado), conforme nota obtida na prova da xícara. “Nós devolvemos as notas para todos produtores participantes, que assim podem conhecer os pontos altos da sua bebida e onde precisam melhorar. Então é um ganho para todos que concorrem, pois vão saber como aprimorar o seu café”, salienta Deonir.

Premiação será em dezembro em Coimbra

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 12 de dezembro, em Coimbra (Zona da Mata). Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG, dos municípios da área de atuação da Uregi de Viçosa.

(*) Com informações da Emater

Fonte: Itatiaia
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *