• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Incêndios criminosos em SP e Minas podem impactar produção e preço de açúcar e etanol?

Redação27 de agosto de 20244min0
incendio_pin6382
Queimadas afetaram os principais polos produtores de cana-de-açúcar do Brasil

Os incêndios criminosos que assolam várias regiões do Brasil, incluindo São Paulo e Minas Gerais, podem trazer prejuízos significativos para o setor sucroalcooleiro e influenciar a produção e o preço de açúcar e etanol no país. Ainda sem estimativas oficiais, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) diz que o Triângulo Mineiro – principal polo de cana-de-açúcar do Estado -, foi a área mais afetada e que parte da safra que não havia sido colhida – cerca de 35% – foi queimada.

“A cana que ia ser cortada em outubro foi queimada e os produtores precisaram colher antes do tempo e processá-la de forma rápida. Então, pode ser que a matéria-prima esteja impura, o que vai impedir a cristalização e a produção do açúcar. Isso significa impacto na produção da atual safra – que começou em abril e vai terminar em novembro,” explica o presidente da Siamig, Mário Campos.

Mário destaca ainda que o período de seca em que vive o Estado deve ter efeitos sobre o resultado da próxima safra. “Ainda não temos como mensurar. Porém, estamos falando de regiões em que não chove há mais de 120 dias. E a cana precisa rebrotar. Mas sem chuva fica muito difícil essa rebrota. Então, a estiagem pode afetar a produção da cana-de-açúcar, bem como a de etanol, ainda que somente 20% do biocombustível seja derivado da cana.”

Conforme o presidente, o setor passou por um momento complicado, principalmente entre a última quinta-feira (22/8) e domingo (25/8). “A situação só não foi mais grave do que a que vivemos em 2021. Por isso, investimos em uma robusta estrutura de prevenção e combate a incêndios, incluindo mais de 500 caminhões-pipa e mais de 2.000 colaboradores capacitados pelo Corpo de Bombeiros para prevenir e lidar com os incêndios rurais. Precisamos destacar que os produtores de cana-de-açúcar e as usinas também são vítimas desses incêndios, provocados – a maioria das vezes – por ação humana.”

Os impactos no Brasil

Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que os incêndios – que deixaram quase 50 cidades paulistas em alerta – devem gerar mais de R$ 1 bilhão em prejuízos ao Estado. Ele também disse que as queimadas estão sendo investigadas pelas autoridades de segurança, uma vez que há a hipótese de participação do Primeiro Comando da Capital (PCC) na propagação do fogo.

O território paulista é considerado o maior produtor de açúcar do Brasil. Por isso, a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) prevê que as queimadas devem trazer efeitos diretos sobre os preços do produto cristalizado, além do etanol. “Percebemos uma redução na produtividade na ordem de 50%, até por essa perda de biomassa que acabou sendo incendiada. Com isso, já temos impactos diretos nos preços do etanol e do açúcar e no canavial do próximo ciclo”, afirmou o CEO da organização, Guilherme Nogueira.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *