Em Minas Gerais mais de 200 mil pessoas foram convocadas para trabalharem como mesários voluntários
Em Minas Gerais, mais de 200 mil pessoas foram convocadas para trabalharem como mesários voluntários nas eleições municipais. O treinamento para capacitação dos profissionais vai até o dia 5 de outubro e pode ser presencial ou online. No portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já está disponível o aplicativo com o manual do mesário.
O manual pode ser baixado no Google Play e na App Store. Pelo app, os mesários podem acessar o treinamento, sanar dúvidas e emitir certificados. Na convocação o mesário fica sabendo sobre a modalidade de treinamento que deverá participar e a data ou prazo para a capacitação. Quem já atuou como mesário precisa refazer o treinamento a cada ano eleitoral.
O trabalho do mesário voluntário vai desde a organização do fluxo de eleitores na seção eleitoral, na formação de fila, até a conferência de documentos e identificação dos eleitores. Os mesários também preenchem a ata da votação, onde precisam registrar todas as ocorrências do dia da eleição.
Confira mais informações sobre o trabalho do mesário voluntário nas eleições.
Quem pode ser mesário
Eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, podem ser convocados ou também podem se voluntariar para trabalharem como mesários.
Quem não pode se voluntariar para ser mesário
Candidatos nas eleições e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, cônjuges.
Integrantes de diretórios de partidos políticos, que exerçam função executiva; agentes policiais; ocupantes de cargos de confiança do poder executivo; integrantes do serviço eleitoral; e eleitores menores de 18 anos.
Benefícios de trabalhar como mesário
O trabalho de mesário não é remunerado, mas tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado nas eleições, sem perda de salário. As folgas devem ser negociadas com a empresa onde trabalha.
No dia da eleição, o mesário recebe auxílio-alimentação no valor de R$60 por turno trabalhado.
O que fazer se foi convocado para trabalhar como mesário mas não pode ir
Quem não quiser trabalhar como mesário voluntário, deverá cancelar a sua inscrição diretamente no cartório eleitoral. Mas quem for convocado e não puder comparecer no dia da votação, deverá justificar o motivo de sua ausência ao juízo eleitoral em até 30 dias após a eleição. Se a justificativa não for apresentada, o convocado poderá ter que pagar multa.
Se a pessoa que faltar ao trabalho de mesário for servidora pública, a pena será de até 15 dias de suspensão do trabalho. A penalidade poderá dobrar se a ausência causar prejuízo às eleições, como o não funcionamento de uma seção, por exemplo.
Fonte: portal TRE