Os ‘bichinhos de luz’ já invadiram a sua casa? Entenda por que isso ocorre e saiba como afastá-los
Setembro é o mês da primavera, mas antes da chegada das flores, o período também traz consigo uma praga que costuma incomodar e tirar o sossego de muita gente: ‘os bichinhos de luz’. A aparição da espécie de cupim nesta época do ano é comum e antecede o período das chuvas.
Especialistas afirmam que não há como evitar o surgimento dos bichos, mas dicas simples podem diminuir a “invasão” nas casas. O biólogo e professor universitário da Uni BH Sergio Chumbinho explica que a proliferação dos bichinhos é chamada de revoada:
“Logo antes do início das chuvas, a gente tem a revoada. Que é quando o cupim reprodutor sai para formar novos casais e novos cupinzeiros, que são esses bichinhos que acabam atraídos pela luz”.
Apesar de incomodarem, os insetos não apresentam riscos para a saúde humana. Ainda assim, é necessário cuidado para que essas pragas não estraguem móveis das casas, principalmente os de madeira:
“Ele não tem perigo para a saúde, mas ele é uma praga urbana e pode destruir móveis, estragar um armário…O ideal é que você não não deixe ele entrar na sua casa. Não tem perigo para o ser humano, mas pode causar um prejuízo econômico”, explica o professor de biologia.
Dicas:
Mudanças básicas na rotina podem afastar os ‘bichinhos de luz’. A primeira delas, parece óbvia, mas pode ser extremamente eficaz:
1- Apague as luzes externas: Esses bichos são orientados pela luz da lua, e as lâmpadas e o calor dissipado por elas podem contribuir para a invasão.
2- Feche as janelas: Os cupins costumam aparecer no fim da tarde e início da noite. É justamente neste período que é aconselhável fechar a casa.
3- Coloque um balde de água embaixo da lâmpada infestada: Desta forma, os bichinhos que estiverem voando perto da lâmpada vão cair dentro do balde e morrer.
Fonte: O Tempo