Saiba quando a fumaça de queimadas da Amazônia deve atingir o Sul e o Sudeste
O retorno da fumaça das queimadas do Norte da América do Sul ao Rio Grande do Sul deve ocorrer entre esta terça-feira (3) e quarta-feira, prevê a MetSul Meteorologia.
De acordo com o instituto, o corredor de fumaça que parte do Norte recurva para o Sul na altura do Rio Grande do Sul, avança para o Oceano Atlântico e por efeito de centros de baixa e alta pressão recurva de novo, desta vez para o Norte, carregando a pluma de material particulado na atmosfera para o Sudeste do Brasil, atingindo o Rio de Janeiro e o Espírito Santo
Normalmente, nesta época do ano, estes corredores de fumaça alcançam o Sul do Brasil. Isso se dá quando as correntes de vento passam a ser do Norte, explica o MetSul.
Eventualmente, a fumaça da Amazônia desce até mais ao Sul e alcança a região de Buenos Aires e mais raramente o Norte da Patagônia.
Ao contrário da região amazônica, onde a fumaça permanece próxima ao solo e compromete a qualidade do ar, causando problemas respiratórios para a população local, no Sul do Brasil ela fica suspensa na atmosfera.
Consequentemente, seus efeitos são visíveis pela tonalidade mais cinza do céu, que adquire um aspecto opaco, e pelas cores intensificadas do sol ao nascer e ao pôr do sol. Em casos excepcionais, a fumaça proveniente do Norte pode descer a altitudes menores e impactar de forma mais significativa a qualidade do ar no território gaúcho.
Fonte: Itatiaia