• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Calor e tempo seco: especialistas explicam como se hidratar e proteger a pele

Redação6 de setembro de 20244min0
calor-tempo-239
Nesta semana, a umidade chegou a atingir 10%, percentual abaixo do clima de deserto que, normalmente varia entre 14% e 20%

Temperaturas acima dos trinta graus e humidade relativa do ar muito abaixo de 50%, índice considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta semana, a umidade chegou a atingir 10%, percentual abaixo do clima de deserto que, normalmente varia entre 14% e 20%. Essa combinação impacta muito na saúde, principalmente nas condições da nossa pele, segundo o dermatologista Rotsen Caetano.

“Para as pessoas em geral, a gente pode sentir a pele mais desidratada. Algumas pessoas que estão tendo uma piora da dermatite seborreica, da dermatite atópica, podem notar uma piora dos quadros. Então, mesmo para pessoas saudáveis, deve ser iniciado bastante hidratação, tanto de oral quanto por meio de cremes hidratantes, de preferência sem fragrância, porque eles podem desidratar mais a pele e piorar algumas dermatites”, analisa.

O especialista alerta que a atenção com a pele deve ser redobrada com idosos e crianças. “Pacientes que são mais frágeis, como recém-nascidos, crianças, idosos, devem intensificar ainda mais a questão da hidratação da pele, mais vezes ao dia. E, se possível, sempre colocar uma toalha molhada no quarto ou mesmo com umidificador. Além dos cuidados com a pele, esse clima, parecido com o do deserto, também exige uma boa hidratação”, detalha Rotsen Caetano, dermatologista.

Hidratação

A hidratação é de extrema importância para evitar vários problemas de saúde, inclusive, os problemas de pele. A coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Una de Sete Lagoas, Ana Cristina Mendes Valle, orienta como deve ser a hidratação nesta época do ano.

“Ter boa hidratação passa, lógico, em ingerir uma quantidade adequada de líquidos. E o melhor líquido que a gente tem é a água. Mas muita gente não tem o hábito de beber tanta água, ou não sente esse sabor tão agradável, e aí fica uma boa opção, que é a água de coco. Ela vem como uma opção muito boa. Os sucos de frutas, e aí a gente sugere sucos de laranja, suco de limão, suco de maracujá, suco de abacaxi. A água saborizada, que é uma possibilidade que você tem, de colocar, por exemplo, fruta, rodelas de limão, canela em pau, e você deixa essa água com um sabor bem mais agradável. Folhas de hortelã também ficam muito agradáveis nessa água. Isso facilita a aceitação das pessoas. Além de deixar com aparência muito bonita dentro da sua geladeira, e você tem condições de beber essa água com mais frequência, fica a opção também de ingerir a fruta. Chupar uma laranja, comer um melão, uma maçã, melancia, uvas, pois são frutas que são saborosas e que estarão também te ajudando a enfrentar esses momentos que a gente está vivendo aí de muita secura no tempo”, detalha a especialista.

Fonte: Itatiaia
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *