Eleições 2024: saiba o que pode ou não levar no dia da votação
Para exercer seu direito ao voto sem complicações, listamos abaixo o que você pode ou não ter em seu poder no dia da votação. Confira a seguir as respostas para as principais dúvidas referentes ao tópico.
Posso levar o celular para votar nas Eleições 2024?
A maior dúvida dos cidadãos em relação à votação é acerca do uso do celular. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, desde 2022, o uso do celular dentro da cabine de votação.
O aparelho se junta a máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou a qualquer outra ferramenta e mecanismo que comprometa a principal característica do voto: o sigilo.
Você pode usar o celular para apresentar o e-Título, mas ele ficará guardado com a equipe de mesários enquanto a votação acontece. Quem se recusar a entregar qualquer um dos aparelhos será impedido de votar.
Se você costuma utilizar o celular para fazer sua “cola” dos candidatos e seus respectivos números, precisará substituí-lo pelo papel anotado de forma física.
Posso levar o e-Título para votar?
No dia da votação, seu e-Titulo é mais que bem-vindo para verificar os detalhes do seu local de votação. Já o título de eleitor pode ser apresentado junto a um documento com foto, para sua identificação. Você pode utilizar:
- Registro Geral (RG);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho;
- Identidade social;
- Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente., como a carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou o certificado de reservista. Certidões de nascimento ou de casamento não valem!
Atenção: Certidões de Nascimento ou de Casamento não valem!
Sendo assim, tanto o título físico como o e-Título seguem sendo recomendados pela Justiça Federal. Mas lembre-se: o celular só pode ser usado até entrar na cabine.
Posso levar cola para votar?
Sabemos o quanto pode ser difícil se lembrar do número de todos os candidatos em que você vai votar. Ainda que nas Eleições 2024 tenhamos apenas o voto para prefeito e vereador, é importante ter os números corretos por perto.
Por isso, a chamada “cola”, são incentivados na hora de votar. Assim, podem ser utilizados desde que sejam todos físicos e de papel, evitando organizar as informações pelo celular.
Posso levar criança para votar?
Os filhos são outro assunto muito abordado na hora do voto. Se não há com quem deixar, a criança acaba acompanhando os pais durante o pleito.
Sobre a proibição, não há uma regulamentação direta. Porém, o mesário – como autoridade máxima dentro da seção -, pode decidir se a criança entra ou não com os pais na cabine.
Outro ponto é que sempre será mantido o princípio constitucional do sigilo do voto, segundo a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado. Algumas seções eleitorais costumam ter cadeiras para crianças maiores, para elas aguardarem a conclusão do voto.
Curtiu as nossas dicas? Compartilhe com seus conhecidos nas redes sociais e esteja preparado para esse momento importante da sua cidade. Além disso, fique atento e separe os documentos antes da votação para que tudo ocorra de forma tranquila e organizada nas Eleições 2024. Até a próxima!
Fonte: TecMundo