Primavera 2024 pode trazer chuva para Minas? Veja o que aponta a previsão do tempo
A primavera começa oficialmente no próximo domingo, 22 de setembro, e com ela a esperança da chegada de chuva para algumas regiões do Brasil, que enfrenta estiagem que passa de cinco meses em alguns estados. A primavera é uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, o verão. Isso significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva, para a maioria dos estados do país.
Conforme o instituto Climatempo, apenas no Nordeste a primavera representa uma estação de tempo seco e temperaturas muito altas. O meteorologista Vinícius Lucyrio , da equipe de previsão climática do instituto Climatempo, revela quando as pancadas de chuvas devem ocorrer.
“A partir do início de outubro em Rondônia, Oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; a partir da segunda metade de outubro no Centro-Sul do Mato Grosso, restante do Mato Grosso do Sul, Norte do Paraná e Centro-Sul de São Paula; a partir do início de novembro no Norte e Leste de São Paulo, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Sul do Rio de Janeiro; a partir da segunda quinzena de novembro no Centro-Norte de Goiás, Distrito Federal, Norte de Minas, Nordeste do Mato Grosso; a partir do começo de dezembro no Tocantins, Oeste e Sul da BA e Centro-Sul do Pará. Amazônia já com chuvas acima da média a partir da segunda quinzena de outubro”, disse ao site Climatempo.
Onda de calor
Além as pancadas de chuvas, há possibilidade de novas ondas de calor. “Tão ou mais intensas e tão prolongadas quanto em 2023, mas com atuação mais limitada a partir de novembro – maior risco no Pará, Tocantins, Norte de Goiás e Nordeste”, destaca Vinícius Lucyrio .
Fonte: Itatiaia