Previsão do tempo: onda de calor atinge MG, e termômetros podem marcar 39ºC
Devido à atuação de uma grande massa de ar seco e quente continental, as condições são favoráveis ao tempo estável em grande parte do estado de Minas Gerais, nesta terça-feira (1º). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse cenário deve se estender ao longo da semana com forte calor em praticamente todas as regiões mineiras.
No Triângulo/Alto Paranaíba, os termômetros podem marcar 39°C. A maior temperatura registrada Minas Gerais ocorreu em 27 setembro: 40,6 °C em Unaí (Noroeste). Em Belo Horizonte, até o momento, foi 35,4 °C no dia 3 do mês passado.
Apesar dos chuviscos isolados na capital mineira em 21 de setembro, o Inmet considera que a precipitação significativa ainda não ocorreu. Portanto, a cidade contabiliza 164 dias de estiagem.
Hoje, conforme a Defesa Civil, hoje, o dia será de céu claro a parcialmente nublado, com baixa umidade do ar e névoa seca, à tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 16 °C e a máxima de 32 ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 20%, à tarde.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Por causa do da onda de calor, baixos índices de umidade relativa do ar nos próximos dias, o que deve resultar em uma má qualidade do ar no estado, inclusive, na Grande BH e capital.
Fonte: Itatiaia