Exames regulares reduzem em até 25% o risco de morte por câncer de mama
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que, em 2024, mais de 73 mil novos casos serão diagnosticados, muitas vezes de forma casual, reforçando a importância do autoconhecimento para identificar sinais precoces.
A mastologista Annamaria Massahud, cooperada da Unimed-BH, explica que as alterações mais comuns percebidas nas mamas envolvem mudanças no formato, secreções e presença nódulos. “O autoconhecimento é importante para que a mulher perceba alterações em si mesma, mas ele não exclui a necessidade da mamografia, que é a principal forma de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama, especialmente em mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária mais propensa à doença”.
A especialista revela que as principais causas para o câncer de mama incluem ter nascido mulher, histórico familiar, o avançar da idade, obesidade, consumo de álcool e uso prolongado de hormônios. “Embora alguns fatores de risco não possam ser modificados, como a genética, muitos outros podem ser controlados com mudanças no estilo de vida. Além disso, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento”, ressalta.
Massahud alerta ainda para a necessidade de as mulheres estarem atentas aos seus corpos e não postergarem a realização da mamografia. “Quanto mais cedo o câncer for identificado, maior será as opções terapêuticas disponíveis, aumentando as chances de cura para mais de 95%”, orienta.
Diagnóstico e tratamento
Nos últimos anos, o tratamento do câncer de mama evoluiu significativamente, com cirurgias menos invasivas, tratamentos mais precisos e personalizados, além de novos medicamentos. Ainda assim, a taxa de mortalidade, no Brasil, é considerada elevada, o que reforça a relevância de campanhas preventivas e da adesão das mulheres aos exames periódicos.
Para incentivar o diagnóstico precoce do carcinoma mamário, a Unimed-BH oferece mamografias sem cobrança de coparticipação para as clientes de 50 a 69 anos que não realizaram o exame nos últimos dois anos. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, garantindo um tratamento adequado e aumentando as chances de cura das pacientes diagnosticadas.
A ação acontece durante toda a campanha Outubro Rosa, e os clientes podem consultar a liberação das guias para mamografia na aba “Autorizações e Exames” do aplicativo ou na área “Espaço do Cliente”, no site da Unimed-BH. Para mais informações sobre o programa e como participar, acesse o site oficial da Unimed-BH.
(Rede Comunicação que Transforma)