Diabetes Tipo 1: campanha tem como objetivo alertar pais para diagnóstico precoce da doença
A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que o diabetes tipo 1 afeta entre 10 e 20 milhões de pessoas no país. De acordo com a endocrinologista Mônica Gabbay, o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. “O próprio organismo passa a reconhecer proteínas dentro do pâncreas como sendo agentes agressores, produzindo anticorpos para destruir essas células e, com isso, acaba ocasionando a destruição das células produtoras de insulina. Desde o momento do diagnóstico, essas pessoas necessitarão repor a insulina da maneira mais fisiológica possível, imitando uma pessoa que não tem diabetes. Então, diabetes tipo 1 é uma doença para o resto da vida, de caráter autoimune. O diabetes tipo 1 ainda não tem prevenção, mas é possível fazer o diagnóstico, às vezes, sem ainda o quadro clínico bem estabelecido”, explica.
Para ajudar os pais a reconhecerem os sinais da doença, a Sociedade Brasileira de Diabetes lançou uma campanha educativa com o objetivo de promover o diagnóstico precoce nas crianças e adolescentes, evitando complicações graves. “Entre as doenças crônicas na criança, a incidência do diabetes tipo 1 está em segundo lugar, só inferior à asma, e vem aumentando. É que nessa faixa de idade, o tipo de diabetes que pode ocorrer é o tipo 1, cuja característica é o aparecimento do quadro clínico muito rápido, em questão de poucos dias, podendo levar a complicações graves, como a cetoacidose e até necessidade de internação em UTI, e podendo mesmo levar a sequelas variadas.
No Brasil, o diagnóstico de diabetes tipo 1 em crianças acima de cinco anos ocorre de 50% a 70% das vezes nas crianças que já estão em cetoacidose, e de 80% a 90% das vezes naquelas crianças abaixo de 3 anos de idade. Porém, se os pais reconhecerem os sinais iniciais do diabetes tipo 1, poderão ir ao médico e fará o diagnóstico precoce, caso a criança esteja com diabetes, evitando todas essas consequências”, explica o endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcante da Silva.
Sintomas
Segundo Saulo Cavalcante os principais sintomas de diabetes tipo 1 nas crianças devem ser observados pelos pais. “No quadro clínico inicial pode ocorrer irritação, distúrbio do apetite, emagrecimento de causa ignorada, muita sede, urinar muito, desidratação, cansaço, é o mais frequente é a criança voltar a fazer xixi na cama. Naquelas mais jovens podemos encontrar assaduras ou mesmo micoses repetitivas e difícil resposta a tratamentos habituais. O importante é, portanto, reconhecermos esses sinais do diabetes e procurar, nessas circunstâncias, o procedimento médico precoce”, conclui o endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcante da Silva.
Fonte: Itatiaia