Homem mais velho do mundo é brasileiro e mora no Ceará; saiba quem é e idade
Após a morte de John Alfred Tinniswood, o cearense João Marinho Neto se tornou o homem mais velho do mundo, com 112 anos e 52 dias, segundo dados do LongeviQuest, uma plataforma que diz ser o “principal banco de dados sobre a vida e idades das pessoas mais velhas do mundo”.
João Marinho Neto foi reconhecido anteriormente como o homem mais velho do Brasil e da América Latina. Ele nasceu em Maranguape, no Ceará, em cinco de outubro de 1912. Ainda na infância, se mudou com a família para Apuiarés, onde vive até hoje.
Quando criança, João ajudava o pai na lavoura, cuidando de gados, colhendo frutas de árvores de Juazeiro e criando um gancho improvisado com os galhos para proteger as frutas.
Se casou com Josefa Albano dos Santos, que morreu em 1994, aos 74 anos, e teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Depois, teve outros três filhos com Vinícius, Jarbas e Conceição, com Antonia Rodrigues Moura.
Brasil tem outros dois nomes na lista de mais velhos
Dos cinco mais velhos do mundo, três são brasileiros, segundo o LongeviQuest. O paraibano Josino Levino Ferreira está no segundo lugar, com 111 anos e 237 dias, e o paulistano Primo Olivieiri está em quinto, com 110 anos e 264 dias.
Ken Weeks, da Austrália, ocupa o terceiro lugar, com 111 anos e 52 dias, e Hilário Orozco Lemus, de 111 anos e 23 dias, ocupa o quarto lugar.
Morte de John Alfred Tinniswood
Morreu nessa segunda-feira (25) o britânico John Alfred Tinniswood, considerado o homem mais velho do mundo, aos 112 anos, informou o Guinness World Records.
Ele faleceu na casa de repouso onde vivia em Southport, na Inglaterra. “Seu último dia foi cercado de música e amor”, declarou a família dele.
Ele se tornou o homem mais velho do mundo em abril deste ano, após a morte de Juan Vicente Pérez, aos 114 anos. Ele dizia que não havia segredo para longevidade, somente ‘pura sorte’.
Fonte: Itatiaia