Rodovias da região estimam aumento de 20% no movimento no fim de ano
A ação, que segue até 5 de janeiro de 2025, estima um fluxo superior a 1 milhão de veículos, um acréscimo de 20% no movimento nas rodovias.
Na EPR Sul de Minas, o tráfego deverá crescer 22% nas praças de Santa Rita do Sapucaí e até 50% em Gonçalves, com expectativa de mais de 500 mil veículos durante o período. Já na EPR Vias do Café, a projeção é de 530 mil veículos trafegando até o início de janeiro.
Para atender à demanda, a EPR Sul de Minas mobilizou 250 colaboradores, reforçando o número de guinchos, ambulâncias e equipes nas praças de pedágio, além de implementar reversão de pistas em horários de pico. A EPR Vias do Café aumentará em 25% o efetivo operacional e manterá sua estrutura em estado de alerta.
José Salim, diretor-executivo da EPR Vias do Café, reforçou a importância da segurança durante as viagens. “Revisar o veículo, usar o cinto de segurança e redobrar a atenção, especialmente em caso de chuva, são medidas essenciais para viagens tranquilas”, afirmou.
Horários de Pico e Dicas
As concessionárias recomendam que os motoristas evitem os horários de pico para maior comodidade:
Natal
- Sexta-feira (20): 16h às 22h
- Sábado (21): 8h às 12h
- Retorno: Quarta-feira (25): 14h às 22h
Réveillon
- Sexta-feira (27): 16h às 22h
- Sábado (28): 8h às 12h
- Retorno: Quarta-feira (1º): 14h às 22h
Projeto Férias Seguras
Como parte da operação, as concessionárias lançam o Projeto Férias Seguras, com blitze educativas em parceria com as polícias rodoviárias e o DER-MG. A ação visa conscientizar motoristas sobre práticas de direção segura, como respeito aos limites de velocidade, revisão dos veículos e uso do cinto de segurança.
Fonte: EPR Sul de Minas