Dezembro vai encerrar com chuvas fortes e volumosas
Uma nova zona de convergência que está se formando vai manter vai manter chuvas significativas em quase todo o país. Da quinta-feira (26) até a próxima segunda-feira (30), são esperadas chuvas intensas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema meteorológico caracterizado por uma faixa persistente de nebulosidade que abrange uma área que compreende os estados localizados desde o Norte do Brasil até áreas do Sudeste e provoca chuvas contínuas e fortes.
Em 2024, as condições do Oceano Pacífico têm desempenhado um papel crucial na formação desse tipo de sistema. Apesar das expectativas de configuração do La Niña, o fenômeno acabou não se concretizando. Isso manteve as águas do Pacífico mais geladas e criou as condições ideais para a formação de sistemas como a Zona de Convergência do Atlântico Sul.
No mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), estão assinaladas as áreas do Brasil cm previsão de tempo instável.
Chuvas volumosas no Norte, CO e SE
A previsão de tempo para essas regiões é de acumulados superiores a 100 mm em diversas áreas e de até 150 mm em algumas regiões, conforme apontam os mapas meteorológicos.
Na região Norte, os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, o sudoeste do Pará e o sul do Tocantins terão tempestades até 30 de dezembro. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal devem registrar volumes significativos, especialmente em áreas já vulneráveis às precipitações intensas.
O centro-sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o Rio de Janeiro devem concentrar os maiores volumes da região Sudeste, com possibilidade de acumulados acima de 150 mm em alguns pontos, sinalizando atenção para riscos de alagamentos e deslizamentos.
Fonte: ICL Notícias