Pequenos negócios criaram 3 a cada 5 vagas de emprego no Brasil em 2024
Os pequenos negócios foram o motor do emprego no Brasil em 2024, ano em que o país atingiu o menor índice de desemprego já registrado. Dados preliminares do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que consideram o acumulado dos 11 primeiros meses do ano, indicam que 65% dos postos de trabalho formais gerados no país foram no segmento.
O percentual representa 1,4 milhão de empregos. Só em novembro, foram 102,6 mil vagas, o equivalente a 96% do total. Em Minas Gerais, os pequenos também estão à frente, mas com um percentual menor: em novembro, foram 142,6 mil vagas criadas por eles, 68,7% do geral.
No Estado, o setor de comércio teve o maior saldo positivo de vagas, com quase 5,8 mil oportunidades, no ritmo da Black Friday e do Natal. Por outro lado, os setores agropecuário e da construção civil tiveram saldo negativo, com mais desligamentos do que admissões e fechamento de 2,8 mil e 3,7 mil vagas, respectivamente.
Em 2025, o mercado pode experimentar um freio, avalia a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro. “O mercado de trabalho manteve um saldo positivo de geração de empregos ao longo de 2024, mas vem apresentando sinais de desaceleração. O ambiente macroeconômico mais desafiador para 2025 tende a criar novas pressões sobre o ritmo de contratações, uma vez que as incertezas econômicas, especialmente quanto ao cenário fiscal e à política monetária, influenciam diretamente o comportamento dos empresários. Com juros elevados e um consumo mais contido, as decisões de contratação são mais cautelosas. O cenário do mercado de trabalho para este ano é de moderação no ritmo de contratações e crescimento mais lento da ocupação, assim como as decisões de investimento e de contratação”, explica a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.
Fonte: O Tempo