Curso Técnico em Agropecuária promove o I Concurso de Redação de Saúde do IFSULDEMINAS
O Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Muzambinho, através da Disciplina de Saúde e Segurança no Ambiente Rural, promoveu o I Concurso de Redação em Saúde. Uma iniciativa do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, Prefeitura Municipal de Muzambinho e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.
As ações de conscientização em celebração ao janeiro roxo reforçam a importância do envolvimento da sociedade contra o preconceito a Hanseníase.
A doença é causada por uma bactéria que afeta os nervos, podendo comprometer as funções motoras, apresentando perdas importantes na sensibilidade térmica, tátil e dolorosa, podendo inclusive provocar a incapacidade física nos casos mais graves.
Sua transmissão é por via respiratória por meio das gotículas de saliva espalhadas no ambiente, através de exposição prolongada com pessoa que esteja doente. No entanto após tratamento, não há mais transmissão.
São utilizados medicamentos antibióticos que são utilizados por um período de 6 a 12 meses dependendo do caso clínico do indivíduo.
A doença tem cura e tem tratamento. Para diagnóstico é necessário a consulta médica chamada de Avaliação Neurodermatológica e se necessário exames complementares como o ultrassom de nervos, baciloscopia, raspado dérmico, entre outros.
As ações educativas contaram com o material de divulgação que estão presentes na cartilha oferecida pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) com informações sobre a doença e sobre a sua prevenção.
O concurso tem como objetivo de preparar os alunos com instrumentos científicos sobre a doença e com propostas pontuais na luta contra o estigma da doença junto à sociedade em que vivem.
As etapas que envolveram as avaliações foram a sensibilização dos estudantes através do enfermeiro e Prof. Fabrício Santos Ritá, a organização das redações pelos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, aplicação das redações no Curso Técnico em Agropecuária no dia 16/01, e correção por uma comissão composta por profissionais de saúde e professores.
A cerimônia solene de premiação e participação no dia 20/01 ocorreu no auditório H e contou com a ilustre presença do Médico e Hansenologista Dr. Marco Andrey Cipriane Frade que representou a SBH, assim como do Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Marcelo Simão da Rosa, Diretor de Ensino Hugo Baldan e do Prof. Fabrício Santos Ritá.
Foi um momento de muita alegria e de entusiasmo onde os estudantes puderem receber sua certificação e participação no evento e conheceram os ganhadores que ocuparam os primeiros lugares em cada uma das suas respectivas salas.
O ambiente pedagógico requer a diversificação de metodologias de ensino e a aproximação da educação para os temas da saúde: “Difundir o conhecimento em sala de aula e levá-lo até a sociedade é um compromisso da educação. Quando nós pensamos que um profissional de saúde também é o professor na disciplina esse ele se torna ainda mais forte. Precisamos que os nossos estudantes sejam elos com a comunidade e que levem informações importantes que ajudarão na identificação da doença e no combate ao preconceito. A informação é uma ferramenta de poder e de força para a qualidade de vida!”, afirmou Fabrício Ritá.
As parcerias são fundamentais para a concretização dos resultados positivos e contou com empresas parceiras que doaram os brindes dos 12 premiados, o que segundo o Dr. Marco Andrey “Reafirma e demonstra que precisamos estar preparados para participar da sociedade de forma mais ativa e mais atuante. O espaço escolar é o momento de descontruir conceitos antigos e construir a humanização para os casos de Hanseníase e a prevenção”.
Fabrício Santos Rita – MTE22.440/MG