Dr. Marco Andrey, Hansenologista, falou sobre a doença e ações desenvolvidas em Muzambinho
A doença é causada por uma bactéria que afeta os nervos, podendo comprometer as funções motoras, apresentando perdas importantes na sensibilidade térmica, tátil e dolorosa, podendo inclusive provocar a incapacidade física nos casos mais graves.
Sua transmissão é por via respiratória por meio das gotículas de saliva espalhadas no ambiente, através de exposição prolongada com pessoa que esteja doente. No entanto após tratamento, não há mais transmissão.
São utilizados medicamentos antibióticos que são utilizados por um período de 6 a 12 meses dependendo do caso clínico do indivíduo.
A doença tem cura e tem tratamento. Para diagnóstico é necessário a consulta médica chamada de Avaliação Neurodermatológica e se necessário exames complementares como o ultrassom de nervos, baciloscopia, raspado dérmico, entre outros.
O Médico e Hansenologista Dr. Marco Andrey Cipriane Frade que representou a Sociedade Brasileira de Hanseníase, falou a nossa reportagem sobre a doença e as ações que estão sendo desenvolvidas em nossa cidade, confira no vídeo: