Prouni 2025: inscrições do 1º semestre começam nesta sexta-feira (24)
As inscrições para a primeira seleção de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) foram abertas na sexta-feira (24). Os interessados poderão se candidatar até 28 de janeiro.
Conforme o Ministério da Educação, a previsão é que sejam ofertadas 334 mil bolsas na edição do primeiro semestre. Para concorrer à bolsa integral, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Como se inscrever
- A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.
- Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
- O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
- Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Vale destacar que, diariamente, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Confira cronograma 2025/ 1º semestre
- Inscrição: 24 e 25
- Resultado 1ª chamada: 4/2
- Resultado 2º chamada: 28/2
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27/3
- Resultado lista de espera: 1/4
20 anos de Prouni
Segundo a pasta, o Prouni comemora 20 anos de existência em 2025, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024. Desses, 2,5 milhões receberam bolsas de estudo integrais (100%) e 947 mil (50%), bolsas parciais.
Nestas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política.
O ranking de bolsas concedidas é liderado pelo Sudeste (45,78%). Em seguida, estão: Nordeste (19,60%), Sul (18,21%), Centro-Oeste (9,19%) e Norte (7,23%). Do total de bolsas nas duas décadas, pouco mais de 20 mil foram atribuídas por declaração de o bolsista ser professor da educação básica.
Fonte: Itatiaia